"Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano."
Paulo Freire

domingo, 7 de julho de 2013

Quarto Encontro

                                                           Cronograma de Atividades


4º Encontro Com Professores Alfabetizadores/PNAIC 8 Horas_ Unidades 3 e 4
Orientadora de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora Local: Mércia Maria da Silva
Julho/2013
Prefeitura M. de Abaeté MG
Secretaria M. de Educação de Abaeté MG

1º Momento
(manhã- 4 horas)
Ano 1_ Unidade 3_A Aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética -  (2º momento)
Material








































1- Leitura deleite_ João das letras de Regina Rennó
2- Analisar, com os grupos as escritas das crianças, identificando os conhecimentos sobre a escrita demonstrados pelas crianças; relacionar com as experiências vivenciadas pelas professoras ao utilizarem as atividades planejadas no encontro anterior.

INTERVALO

3- Ler de modo compartilhado o texto 2 (O Ensino do Sistema de Escrita Alfabética: por que vale a pena promover algumas habilidades de consciência fonológica?), a fim de poder definir o que é consciência fonológica (CF) e identificar quais habilidades de CF são importantes para o ensino do SEA.
4- Ler/discutir, em pequenos grupos, o relato da professora Suzani na seção “Compartilhando”: um grupo lê o primeiro texto dessa seção, outro grupo lê o segundo e outro grupo lê o terceiro; socializar as opiniões sobre os relatos lidos.
5- Assistir ao vídeo Ortografia na sala de aula (disponível em www.ufpe.br/ceel) com o objetivo de registrar as principais discussões apresentadas pelos especialistas.

ALMOÇO

6- Leitura deleite - Um Sapo Dentro de Um Saco de Marcos Mairton
7- Unidade 4- Ludicidade na Sala de Aula (1º momento).
8- Ler a seção “Iniciando a conversa”.
9- Ler o texto 1 (Ser cuidado, brincar e aprender: direitos de todas as crianças); refletir sobre as dificuldades de realizar jogos em sala de aula.

INTERVALO

10- Analisar os quadros de “Direitos de aprendizagem componente Matemática”; identificar no livro didático de matemática atividades que explorem a ludicidade; e relacionar com direitos de aprendizagem; analisar se as atividades contribuem para a aprendizagem relativa ao componente curricular de Língua Portuguesa.

TAREFAS (para casa e escola)

1- Analisar os relatos de uso de jogos expostos na seção “Compartilhando”; utilizar um jogo em uma aula.

2- Ler um dos textos da seção “Sugestões de leitura” e anotar as dúvidas ou questões importantes para discussão no encontro seguinte.

Mensagem
Obras Complementares
Caderno do PNAIC








Caderno PNAIC
PNLD 2013




Slides












Caderno PNAIC







Caderno PNAIC







Caderno PNAIC







4º Encontro Com Professores Alfabetizadores/PNAIC 8 Horas_ Unidades 3 e 4
Orientadora de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora Local: Mércia Maria da Silva
Julho/2013
Prefeitura M. de Abaeté MG
Secretaria M. de Educação de Abaeté MG
1º Momento
(manhã- 4 horas)
Ano 2_ Unidade 3 (2º momento)- A Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e a Consolidação do Processo de Alfabetização
Material



























2º Momento (tarde-4 horas)








1- Leitura deleite - João das Letras de Regina Rennó
2- Socializar as aulas desenvolvidas com base no planejamento do encontro anterior.
3- Ler de forma compartilhada o texto 2 (O ensino do Sistema de Escrita Alfabética no segundo ano do ciclo de alfabetização); discutir as ideias principais do texto.

INTERVALO

4- Analisar livros didáticos utilizados na Rede de Ensino, identificando exemplos de boas atividades de cada um dos três tipos apresentados no texto 2.
5- Elaborar, em pequenos grupos, uma sequência de atividades envolvendo um dos três tipos de atividade apresentada no texto 2 (dois grupos para cada tipo de atividade, utilizando livro didático, obras complementares ou jogos); socializar e discutir as sequências de atividades apresentadas.
6- Assistir ao vídeo “Ortografia na sala de aula.”

ALMOÇO

7- Leitura deleite - Um Sapo Dentro de Um Saco de Marcos Mairton
8- Unidade 4 - Vamos Brincar de Construir as Nossas e Outras Histórias (1º momento).
9- Relembrar brincadeiras da infância; escolher uma brincadeira par vivenciar; avaliar coletivamente a participação de todos na atividade.
10- Ler a seção “Iniciando a conversa”.
11- Discutir a partir da seguinte questão: Por que é importante brincar na sala de aula?

INTERVALO

12- Realizar a leitura compartilhada do texto 1 (O lúdico na sala de aula); discutir grande grupo.
13- Realizar um levantamento de brincadeiras que podem fazer parte de trabalho de sala de aula; construir objetivos para cada uma delas e planejar uma aula utilizando brincadeiras.
TAREFAS (para casa e escola)

1- Desenvolver a aula planejada no item 13.
2- Ler o quadro dos “Direitos de aprendizagem em Matemática” e selecionar alguns jogos que possam contemplar esses direitos.
3- Ler um dos textos da seção “Sugestões de leitura”; elaborar uma questão a ser discutida no próximo encontro.

Mensagem

Obras Complementares

Caderno PNAIC







Livro didático
Data show
PNLD 2013










Slides


Caderno PNAIC










Caderno PNAIC














4º Encontro Com Professores Alfabetizadores/PNAIC 8 Horas_ Unidades 3 e 4
Orientadora de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora Local: Mércia Maria da Silva
Julho/2013
Prefeitura M. de Abaeté MG
Secretaria M. de Educação de Abaeté MG
1º Momento
(manhã- 4 horas)


































  
2º Momento (tarde-4 horas)














Ano 3_ Unidade 3_O Último Ano de Ciclo de Alfabetização: Consolidando os Conhecimentos (2º momento)


1- Leitura deleite_ João das Letras de Regina Rennó
2- Socializar as experiências vivenciadas com base no planejamento sugerido na tarefa de casa e escola e discutir sobre as dificuldades/facilidades da aplicação da sequência.
3- Discutir as questões elaboradas com base na leitura dos textos sugeridos na seção “Sugestões de leitura.”

INTERVALO

4-Ler em pequenos grupos o texto 2 (O ensino da ortografia no 3º ano do 1º ciclo: o que devemos propor aos alunos no último ano da alfabetização?); elaborar questões e discutir coletivamente.
5- Analisar e discutir a sequência de atividades para ortografia apresentada na seção “Compartilhando”, discutindo os objetivos didáticos.
6- Analisar sequências de atividades relacionadas à ortografia presentes nos livros didáticos para: verificar se os livros didáticos propõem atividades diversificadas para ortografia que levem os alunos a refletirem sobre as regularidades; planejar uma aula com foco em alguma regularidade ortográfica com base em alguma atividade do livro didático.
7-Assistir ao vídeo Ortografia na sala de aula (disponível em www.ufpe.br/ceel) com objetivo de registrar as principais discussões apresentadas pelos especialistas.

ALMOÇO

8- Leitura deleite_ Um Sapo Dentro de Um Saco de Marcos Mairton
9- Unidade 4_ Vamos Brincar de Reinventar Histórias (1º momento).
10- Ler coletivamente a seção “Iniciando a conversa”.
11- Listar no grande grupo, atividades lúdicas mais frequentes nas salas do ano 3; discutir sobre as
aprendizagens que essas atividades oportunizam nas diferentes áreas de conhecimento.
12- Realizar a leitura compartilhada do texto 1 (A criança que brinca, aprende?). Discutir sobre a questão proposta no título; socializar experiências, em pequenos grupos, de situações em sala de aula que confirmam que as crianças aprendem enquanto brincam.

INTERVALO

13- Planejar uma aula, inserindo situações lúdicas de aprendizagem do SEA ou Ortografia e Matemática; socializar os planejamentos.

TAREFAS (para casa e escola)

1- Realizar a aula planejada, anotando as impressões sobre a participação e aprendizagem das crianças.
2- Ler uma das obras sugeridas na seção “Sugestões de leitura”; elaborar uma questão a ser discutida no encontro seguinte.

Mensagem
Material


Obras Complementares
Caderno PNAIC












Caderno PNAIC

Livro didático




Data show









PNLD 2013




Slides









Caderno PNAIC





Caderno PNAIC
 Data show







4º Encontro Com Professores Alfabetizadores/PNAIC 8 Horas_ Unidades 3 e 4
Orientadora de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora Local: Mércia Maria da Silva
Julho/2013
Prefeitura M. de Abaeté MG
Secretaria M. de Educação de Abaeté MG
1º Momento
(manhã- 4 horas)
Educação no Campo 3-Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e a Consolidação do Processo de Alfabetização em Escolas do Campo (2º momento)
Material






























2º Momento (tarde-4 horas)














1- Leitura deleite_ João das Letras de Regina Renó
2- Socializar as experiências vivenciadas com base no planejamento sugerido na tarefa de casa e escola e discutir sobre as dificuldades/facilidades da aplicação da sequência.
3-Discutir as questões elaboradas com base na leitura do texto da seção Aprendendo mais escolhido pelo grupo.

INTERVALO

4-Ler em pequenos grupos o texto 2 (A consolidação da correspondência letra-som e o ensino da ortografia: o que devemos propor aos alunos no final do ciclo de alfabetização?);
5-Analisar e discutir a sequência de atividades para ortografia apresentada na seção “Compartilhando”, discutindo os objetivos didáticos.
6-Analisar atividades de alfabetização do livro didático identificando os objetivos das atividades que possibilitem o
Desenvolvimento de habilidades fonológicas.
7-Assistir ao vídeo Ortografia na sala de aula (disponível em www.ufpe.br/ceel) com objetivo de registrar as principais discussões apresentadas pelos especialistas.

ALMOÇO

1-Leitura deleite - Um Sapo Dentro de Um Saco de Marcos Mairton
2- Unidade 4-Brincando na Escola: O Lúdico nas Escolas do Campo (1º momento).
3- Ler a seção Iniciando a conversa.
4- Discutir sobre as seguintes questões: Qual a importância do lúdico no processo de alfabetização para as crianças dos povos do campo? Quais são as atividades que são desenvolvidas em sala que conciliam o prazer e divertimento à aprendizagem no ensino de língua materna?
5- Ler o texto 1 (Brincando e aprendendo: alternativas didáticas para as crianças do campo), de forma compartilhada. Discutir os aspectos mais importantes do texto, fazendo um diálogo com as respostas dadas às questões acima.

INTERVALO

6- Ler a sugestão de atividades da seção Compartilhando e discutir sobre o que se ensina e o que os alunos aprendem com a atividade desenvolvida nessas condições. Foi uma boa atividade? Quais são os objetivos dela?
7- Elaborar um planejamento de uma aula que considere a necessidade de alfabetizar brincando.

TAREFAS (para casa e escola)

1-Vivenciar aulas com base no planejamento elaborado no encontro (item 7).
2-Ler um dos textos da seção Sugestões de Leitura e anotar as dúvidas ou questões importantes para discussão no encontro seguinte.

Mensagem

Obras Complementares

Caderno PNAIC








Caderno PNAIC


Livro didático


Data show











Slides


Caderno PNAIC











Caderno PNAIC
Data show






Caderno do PNAIC





Fotos do Encontro



" ... a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa."
                        Jean Peaget