"Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano."
Paulo Freire

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Décimo Encontro

Cronograma de Atividades
        

10º Encontro Com Professores Alfabetizadores de Abaeté- MG_ 8 horas
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora Local: Mércia Maria da Silva
Prefeitura Municipal de Abaeté MG
Unidade 8
Abaeté, 23/11/2013
1º momento (manhã- 4 horas)
ANO 1_ ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE PARA PROMOÇAO DA APRENDIZAGEM
Material





















2º momento (tarde_ 4 horas).




















1-Mensagem do dia.
2-Leitura deleite: A Menina Que Odiava Livros.
3- Socializar as aulas realizadas com base nos planejamentos feitos no encontro anterior.
4-Unidade 8.
5-Ler a seção Iniciando a Conversa.
6-Assistir e comentar o filme: Primeiro Aluno da Classe.
                          
INTERVALO

7-Debater, em pequenos grupos, o tema “a reprovação escolar no ciclo de alfabetização;” listar argumentos contra e/ou a favor da retenção escolar.
                     
ALMOÇO

1-Leitura deleite: A Princesa está Chegando! Yu Yeong-So
2-Analisar, em pequenos grupos, os quadros de “Perfil de Grupo” preenchidos, discutir sobre possíveis encaminhamentos para os casos em que os direitos de aprendizagem não tenham sido garantidos.

INTERVALO

3-Ler, em grande grupo, os depoimentos das professoras Sheila Cristina e Ana Lúcia, sobre progressão ou repetição de atividades, da seção “Compartilhando”, e verificar se as opiniões das docentes se assemelham às opiniões discutidas no grupo.
4-Preencher a avaliação do curso.

TAREFAS (CASA E ESCOLA)

- Escrever um relato de experiência de alguma atividade, sequência didática ou projeto didático que tenha sido desenvolvido neste ano para apresentar no seminário de encerramento.

ENCERRAMENTO
Slides
Slides


Slides
Caderno PNAIC
Data Show













PNLD 2010 a 2012








Caderno PNAIC







 
10º Encontro com Professoras Alfabetizadoras_ Abaeté- MG _ 8 horas
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora de estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora local: Mércia Maria da Silva
Prefeitura Municipal de Abaeté-MG
Unidade 8
Abaeté, 23/11/2013
1º momento (manhã_ 4 horas)
Ano 2 _ REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DO PRFESSOR NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: PROGRESSÃO E CONTINUIDADE DAS APRENDIZAGENS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS POR TODAS AS CRIANÇAS.
Material























2º momento (tarde-4 horas)




















1-Mensagem do dia.
2-Leitura deleite:  A Menina Que Odiava Livros.
3-Socializar as aulas realizadas com base nos planejamentos elaborados no encontro anterior.
4-Unidade 8.
5-Ler a seção “Iniciando a Conversa.”
6-Assistir ao filme: Primeiro Aluno da Classe; fazer um pequeno debate.

INTERVALO

7-Ler o texto 1 (Progressão e Continuidade das Aprendizagens: Possibilidades de Construção de Conhecimentos Por Todas as Crianças no Ciclo de Alfabetização): discutir sobre os encaminhamentos dados pelas docentes apresentadas nas pesquisas de Oliveira (2005) e Cruz (2008) acerca da progressão das aprendizagens do ensino.
     
ALMOÇO

1-Leitura deleite:
2-Analisar, em pequenos grupos os quadros de Perfil de grupos preenchidos, discutir sobre possíveis encaminhamentos para os casos em que os direitos de aprendizagem não tenham sido garantidos.

INTERVALO

3-Ler em pequenos grupos os relatos 1 e 2, apresentados na seção “Compartilhando”, e socializar, no grande grupo, o relato lido e a importância da adoção dessas práticas para a organização didática e pedagógica da prática docente no ciclo de alfabetização.
4-Preencher a avaliação do curso.

TAREFAS (CASA E ESCOLA)

- Escrever um relato de experiência de alguma atividade, sequência didática ou projeto didático que tenha sido desenvolvido neste ano para apresentar no seminário de encerramento.

ENCERRAMENTO
Slides
Slides


Slides
Caderno PNAIC
Data Show








Caderno PNAIC








Caderno PNAIC
 
10º Encontro Com Professoras Alfabetizadoras_ Abaeté-MG _ 8 horas
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora de estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora local: Mércia Maria da Silva
Prefeitura Municipal de Abaeté_ MG
Unidade 8
Abaeté, 23/11/2013
1º momento (manhã_4 horas).
Ano 3_ PROGRESSÃO ESCOLAR E AVALIAÇÃO: O REGISTRO E A GARANTIA DE CONTINUIDADE DAS APRENDIZAGENS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.
Material





















2º momento (tarde_4 horas)















1-Mensagem do dia.
2-Leitura deleite: A Menina Que Odiava Livros.
3-Socializar as aulas com base no planejamento do encontro anterior.
4-Unidade 8.
5-Ler a seção “Iniciando a Conversa”.
6-Assistir ao filme: Primeiro Aluno da Classe; fazer um pequeno debate.

INTERVALO

7-Ler os depoimentos das professoras e discutir, com base na realidade de cada município, quais são os encaminhamentos a serem dados para que o ciclo de alfabetização promova a progressão escolar e das aprendizagens.
Socializar as considerações feitas.

ALMOÇO

1-Leitura deleite: A Princesa Está Chegando! de Yu Yeong-So.
2-Ler o texto 2 (O Registro das Situações de Ensino e de aprendizagem: significados construídos com a Análise da Prática no Ciclo de Alfabetização); discutir as estratégias de registro das professoras Ana Lúcia e Sheila, traçando um paralelo com as formas de registro que vocês utilizam.
INTERVALO

3-Ler os relatos apresentados na seção “Compartilhando” e discutir a importância da adoção dessas práticas.        
4-Preencher a avaliação do curso.

TAREFAS (CASA E ESCOLA)

- Escrever um relato de experiência de alguma atividade, sequência didática ou projeto didático que tenha sido desenvolvido neste ano para apresentar no seminário de encerramento.
                                  
           ENCERRAMENTO
Slides
Slides


Slides
Caderno PNAIC
Data Show





Caderno PNAIC









PNLD 2010 a 2012


Caderno PNAIC





Caderno PNAIC








10º Encontro Com Professores Alfabetizadores de Abaeté MG _ 8 Horas
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora de estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora local: Mércia Maria Silva
Prefeitura Municipal de Abaeté MG
Unidade 8
                                                         Abaeté, 23/11/2013

1º momento (manhã_ 4 horas)
Educação do Campo 8_ORGANIZANDO A AÇÃO DIDÁTICA EM ESCOLAS DO CAMPO
Material


















Tarde (2º momento_ 4 horas)




















1-Mensagem do dia.
2-Leitura Deleite: A Menina Que Odiava Livros.
3-Socializar as aulas realizadas com base nos planejamentos feitos no encontro anterior.
4-Unidade 8.
5-Ler a seção “Iniciando a Conversa”.
6-Assistir ao filme: Primeiro Aluno da Classe. Fazer um pequeno debate.

INTERVALO

7-Debater o tema a REPROVAÇÃO ESCOLAR NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO; Listar argumentos contra e/ou a favor da retenção escolar.

ALMOÇO

1-Leitura deleite: A Princesa Está Chegando! de Yu Yeong-So.
2-Ler o texto 2 (A Organização do Trabalho Docente no Ciclo de Alfabetização) e listar as ideias que surgirem durante a leitura que possam ajudar na organização do próximo ano.

INTERVALO

3-Ler o depoimento da professora Ana Lúcia (O Papel dos Registros da Ação Didática) e socializar os modos de organização dos materiais didáticos e registros de planejamento e atividades realizados na escola.
4-Preencher a avaliação do curso.

TAREFAS (CASA E ESCOLA)

- Escrever um relato de experiência de alguma atividade, sequência didática ou projeto didático que tenha sido desenvolvido neste ano para apresentar no seminário de encerramento.

ENCERRAMENTO
Slides
Slides


Slides
Caderno PNAIC
Data Show





Caderno PNAIC




PNLD 2010 a 2012

Caderno PNAIC






Caderno PNA

Fotos do Encontro


" Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."
                                                                                                        
                                                                                            Paulo Freire