"Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano."
Paulo Freire

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Seminário Final do PNAIC/2014

No dia seis de dezembro de 2014 realizou-se na Escola Municipal "Tenente Ezequiel" o seminário final do PNAIC. Estiveram presentes os diretores das escolas municipais, pais, alunos e professoras alfabetizadoras.

 

Cronograma:

- SEMINÁRIO PNAIC MATEMÁTICA/2014 - 8 HORAS -
PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETÉ-MG.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ABAETÉ-MG.

TEMA: Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa: a sua subjetividade nos processos formativos e as ações pedagógicas em prol da alfabetização no município de Abaeté MG.

Público Alvo: Professores de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental do município de Abaeté, diretores, vice-diretores, pedagogos, pais e alunos.

Objetivos:
*Refletir possibilidades de trabalho com lúdico no cotidiano da escola;
*Reavaliar as políticas de alfabetização no âmbito municipal.

INTRODUÇÃO

O PNAIC_ PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA visa a garantir que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental.
O PNAIC resulta de um compromisso formal assumido pelos governos: Federal, Estadual e Municipal em assegurar que as crianças estejam alfabetizadas na idade certa.
Durante o seminário as professoras relataram as experiências desenvolvidas em sala de aula envolvendo os quatro eixos da Matemática: Números e Operações, Geometria, Grandezas e Medidas e Estatísticas, além do caderno de Educação Inclusiva e Educação Matemática no Campo.

PROGRAMAÇÃO

8:00h - Montagem da exposição das atividades realizadas nos encontros e aplicadas em salas de aula com os alunos.
 9:00h – Oração.
9h10min - Solenidade de abertura com Hino Nacional Brasileiro.
9h30min - Boas- vindas – Diretora das Escolas do Campo – Rita de Cássia Pereira de Noronha – representando a Secretária Municipal de Educação Sra. Ivanete Soares de Souza Lima Zica.
10:00h – INTERVALO.
10h30min - Conferência de Abertura:
Professora Mércia Maria da Silva - Coordenadora Local do PNAIC.
11:00 - Contadora de História: Professora Iara Campos Antunes – E.M. “Tenente Ezequiel”.
11h30hmin - Oficina: Livro As Três Partes de Edson Luiz Kozminski – Professora Andréia Alves da Silva – E.M. “Senador Souza Viana”.
12:00h – ALMOÇO.
13:00h_ Paródia da música da Turma do Balão Mágico em homenagem às professoras alfabetizadoras – Aluno Robson Gaspar Fonseca Júnior – Professora Regina de Melo Aragão – E. M. “Chico Cirilo”.
13:30h – Apresentação cultural: Professor Wellington Lopes – Moda de viola.
14:00h - Relatos de experiências:
Educação no Campo: Professora Ana Paula Romana da Silva – E. M. “João José Gomes”.
1º ano: Professora Sirlene César da Cunha Pereira – E. M. “Irmã Maria de Lourdes”.
1º ano: Professora Patrícia Carvalho Lopes da Silva – E. M. “Irmã Maria de Lourdes”.
15:00h – Vídeo com fotos de atividades dos encontros.
15h30min – INTERVALO.
15h45min – Apreciação da exposição.
16h15min – Vídeo: Mensagem final.
16h30min – Agradecimento: Professora Maria Aparecida de Araújo – Orientadora de Estudo.
17:00h – ENCERRAMENTO.

 

Relato de experiência de Matemática e Língua Portuguesa - Professoras do 1º ano da Escola Municipal "Irmã Maria de Lourdes" Sirlene e Patrícia 

As atividades propostas nos cadernos de formação foram elaboradas para auxiliar o trabalho dos Professores Alfabetizadores, sem , no entanto, constituir-se como uma amarra e sempre propondo sugestões e outros caminhos, ditados pelas experiências de cada grupo, dando liberdade para a criação de novas atividades em constante diálogo com outras áreas do conhecimento e, principalmente, com as práticas sociais do mundo da criança, como os jogos e brincadeiras.
As relações entre jogos e aprendizagem Matemática tem apontado para o grande potencial educativo das atividades lúdicas, quando as crianças podem agir de maneira mais autônoma e confrontar diferentes representações acerca do conhecimento matemático.
Muitas sequências didáticas foram aplicadas com os alunos de forma diferenciada, criativa, proporcionando plena participação da turma e indo muito além dos objetivos propostos. Foram atividades muito ricas em conhecimento e criatividade.
A utilização do rico material de formação e aplicação das atividades propostas em sala de aula associado ao diálogo permanente e a troca de experiências entre a professora orientadora e as professoras alfabetizadoras muito contribuíram para a garantia dos direitos de aprendizagem dos alunos e para a melhoria da qualidade do ensino público em nossa região.





  Projeto: Assim se aprende geometria
O projeto foi desenvolvido pelas professoras Sueli, Ireni, Cristina e Lúcia Regina do 2º e 3º ano da Escola Municipal "Irmã Maria de Lourdes"  juntamente com seus alunos. Eles confeccionaram vários objetos. Ao final do projeto foi realizada uma exposição com os objetos confeccionados e alunos, professores e demais funcionários da escola foram convidados a visitá-la. Os objetos foram expostos também no seminário final e apreciados pelos presentes.

Fotos da exposição na escola:




Fotos do Seminário:

Professor não é o que ensina, mas o que desperta no aluno a vontade de aprender”.
                                                                                                 Jean Piaget