"Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano."
Paulo Freire

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

3º Encontro PNAIC/2015

No dia trinta e um de outubro de 2015 realizou-se na Escola Municipal "Tenente Ezequiel" o terceiro encontro do PNAIC/2015. Estiveram presentes a coordenadora local Mércia Maria da Silva, a professora orientadora de estudos Maria Aparecida de Araújo, as professoras alfabetizadoras, a pedagoga da Escola Municipal "Irmã Maria de Lourdes  Bárbara Helena da Cruz Noronha e a estudante do curso de Pedagogia da UNIPAC - Bom Despacho - Mariana Cristina Ferreira da Silva.


Cronograma de Atividades

3º ENCONTRO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS _ 8 HORAS


 PNAIC_ PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA


CADERNO 2
 

ORIENTADORA DE ESTUDOS: MARIA APARECIDA DE ARAÚJO

COORDENADORA LOCAL: MÉRCIA MARIA DA SILVA 

 
PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETÉ MG


SECRETARIA MUNICIPAL DE ABAETÉ MG



31/10/2015



1º Momento
(manhã- 4horas)
CADERNO 2- A CRIANÇA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
  PARTE 2

         Material
8h00min




























2º Momento
(tarde-
4 horas)




























1-Mensagem
2-Retomada do encontro anterior
3-Apresentação das atividades casa/escola
4-Leitura Deleite- Poema de Carlos Drummond de Andrade
5-Escuta da música: Criança Não Trabalha de Arnaldo Antunes

INTERVALO

6-Discussão sobre o poema e a música a partir das questões:
*O poema de Drummond retrata o quê? De que forma?
* O que faz ele lembrar o tempo de criança?
* Pela poesia, é possível afirmar que a infância de Drummond retrata a infância da maioria das crianças de sua época e também da atualidade?
* E a música de Arnaldo Antunes, ela tematiza o quê?
* É possível traçar aproximações entre a poesia de Drummond e a música de Arnaldo Antunes?
7-Apresentação do caderno 2 – parte 2

ALMOÇO


8-Exibição e discussão do documentário: Invenção da Infância.
*Discussão sobre as lembranças da infância dos professores e semelhanças e ou diferenças em relação ao que o documentário tematiza sobre infância das crianças.
9-Leitura do texto: Infância e Educação Inclusiva Como Direitos de Todos.


INTERVALO

10-Exibição e debate do vídeo: Educação e Diversidade – Salto para o Futuro
11-Leitura e discussão do texto: Identidade, Escola e Educação do Campo


ATIVIDADE CASA/ESCOLA:

1-Escrever um artigo de opinião sobre o seguinte tema: “A Criança é Um Ser Total, Completo, Indivisível.”


ENCERRAMENTO

Slides



Slides



Data Show

























 





Slides



Data show




















































Material    


impresso



Fotos








 
Não faça com que a pressa de colher estrague o seu momento de plantar.”



                                                                       Geir Campos





Atividades realizadas pelas professoras alfabetizadoras com seus alunos:



Professora Maria Rita - 1º Ano - Escola Municipal "Chico Cirilo"


























Professora Cleonice - 3º Ano - Escola Municipal "Chico Cirilo" 


























Parabéns às professoras e aos alunos pela realização do trabalho.