"Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano."
Paulo Freire

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

6º Encontro PNAIC/2014

No dia 13 de setembro realizou-se na Escola Municipal "Tenente Ezequiel" o 6º encontro do PNAIC/2014.

Cronograma de Atividades

6º ENCONTRO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS_ 8 HORAS.
PNAIC_ PLANO DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE. CERTA_MATEMÁTICA.
-CADERNO 5 E CADERNO EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
ORIENTADORA DE ESTUDOS: MARIA APARECIDA DE ARAÚJO
COORDENADORA LOCAL: MÉRCIA MARIA DA SILVA
PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETÉ MG
SECRETARIA MUNICIPAL DE ABAETÉ MG
13/09/2014

1º Momento
(manhã- 4horas)
CADERNO 5- GEOMETRIA

Material
8h00min




















2º Momento
(tarde-
4 horas)
1-Mensagem.
2-Leitura Deleite- Formigadinha de Rossana Ramos.
3-Apresentação dialogada do caderno Educação Inclusiva.
4-Apresentação das atividades casa/escola.
5- Retomada do encontro anterior.
7- Finalizando o caderno 5 Geometria - parte 2.

INTERVALO

8-Assistir ao vídeo: Construção do Tangram.
Depois cada professora irá construir o seu tangram.
9-Atividades em grupo: montando outras figuras com as peças do tangram.
Apresentação das atividades para o grupão.
10-Construindo figuras geométricas com o barbante e com a tábua (em grupo.)

ALMOÇO

11-Leitura Deleite: Clact...Clact...Clact... de Liliana & Michele Iacocca.
12-Assistir e comentar o vídeo: Forma que se transforma (Arte e Matemática). TV Escola – Matemática.
13-Dinâmica dos comandos: lateralidade e topologia.
14- Mãos à obra: Atividades para todos os grupos: Seção Compartilhando: atividades 1 e 2.
INTERVALO
15-Seção Compartilhando - Atividades em grupo:
*Grupo 1: atividade 4;
*Grupo 2: atividade 5;
*Grupo 3: atividade 6;
*Grupo 4: atividade 7;
*Grupo 5: atividade 8;
*Grupo 6: atividade 10.
Apresentação para o grupão.
16-Desafio.

ATIVIDADE CASA/ESCOLA

Seção Compartilhando: Fazer a atividade 11                        
 ENCERRAMENTO
Slides.
Power Point.
Slides.








Slides.

Data Show.
EVA.







Barbante, elástico e tábua com pregos.

PNLD 2010 a 2012 Obras Complementares.
Data Show.

Dois pedaços de tecido.
Caderno PNAIC.
Papel impresso.
Caderno PNAIC.

Fotos do Encontro











 Atividades Realizadas Pelos Professores

Atividade 1


Atividade 2


Atividades Realizadas pelos Alunos 

Atividade 1



Atividade 2




Atividade 3




Atividade 4



O que torna difícil o ensino da Matemática é o inalterável hábito latino de começar sempre pelo abstrato, sem passar pelo concreto.”
Gustave Le Bon

Nenhum comentário:

Postar um comentário