"Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano."
Paulo Freire

terça-feira, 25 de novembro de 2014

9º Encontro/PNAIC 2014

No dia 22 de novembro na Escola Municipal "Tenente Ezequiel" realizou- se o nono encontro do PNAIC/2014.

Cronograma de Atividades

9º ENCONTRO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS_ 8 HORAS.
PNAIC_ PLANO DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE. CERTA_MATEMÁTICA
-CADERNO 7, CADERNO 8 E EDUCAÇÃO INCLUSIVA-
ORIENTADORA DE ESTUDOS: MARIA APARECIDA DE ARAÚJO
COORDENADORA LOCAL: MÉRCIA MARIA DA SILVA
PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETÉ MG
SECRETARIA MUNICIPAL DE ABAETÉ MG
22/11/2014
1º Momento
(manhã- 4horas)
CADERNO 7- EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA

Material


























2º 
Momento
(tarde-
4 horas)



















1-Mensagem.
2-Leitura Deleite: As Paredes têm Ouvidos de Fátima Miguez.
3-Retomada do encontro anterior.
4-Apresentação das atividades casa/escola.
5-Finalizando o caderno 7: Apresentação dialogada.
INTERVALO
6-Mãos à obra: Atividades em grupo: Seção Compartilhando.
Grupo 1: Atividade 4- Jogo de Classificação.
Grupo 2: Atividade 5- Resolvendo Problemas de Combinatória.
Grupo 3: Atividade 6- Analisando a Resolução das Crianças.
Grupo 4: Atividade 7-Vivenciar o jogo.
Grupo 5: Atividade 8- Elaborar uma Sequência Didática.
Grupo 6: Atividade 9- Experiência Com Um Jogo.
7-Apresentação das atividades em grupo.
8-Finalizando o caderno Educação Inclusiva.
ALMOÇO
CADERNO 8- SABERS MATEMÁTICOS E OURTOS CAMPOS DO SABER.
1-Leitura Deleite: A Economia de Maria de Telma Guimarães Castro Andrade.
2-Apresentação dialogada.
3- Ler a Seção Iniciando a Conversa- Página 5.
4- Leitura comentada do texto: Matemática e Realidade- páginas 6 e 7.
5- Atividade individual: Ensinar Matemática, porquê?
INTERVALO
6-Atividade em grupos:
Ler o texto Contextos- páginas 8 a 11.
REFLETIR:
*Como os professores têm utilizado os contextos para elaborar situações-problema nas aulas de Matemática?
*Selecione um contexto do quadro e elabore uma situação-problema para ser socializada no grupo.
7- Seção Compartilhando: Atividades em grupo:
*Grupo 1 e 2: Atividade 1.
*Grupo 3 e 4: Atividade 2.
*Grupo 5 e 6: Atividade 3.

ATIVIDADE CASA/ESCOLA:
1-Preparar relatório das atividades realizadas no ano para apresentação no seminário final.
2-Sugestões para elaboração do seminário final.

ENCERRAMENTO
Slides.
PNLD 2013 A 2015

Power Point.
Caderno PNAIC.










Caderno PNAIC.








Power Point.
Caderno PNAIC.
Caderno PNAIC.












Caderno PNAIC.

Caderno PNAIC.

Atividade realizada pelas professoras alfabetizadoras durante o encontro:


Fotos do Encontro:

 



“ O pensamento lógico pode levar você de A a B, mas a imaginação te leva a qualquer parte do Universo.”
                                                                                                                         Einstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário