"Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano."
Paulo Freire

terça-feira, 25 de novembro de 2014

9º Encontro/PNAIC 2014

No dia 22 de novembro na Escola Municipal "Tenente Ezequiel" realizou- se o nono encontro do PNAIC/2014.

Cronograma de Atividades

9º ENCONTRO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS_ 8 HORAS.
PNAIC_ PLANO DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE. CERTA_MATEMÁTICA
-CADERNO 7, CADERNO 8 E EDUCAÇÃO INCLUSIVA-
ORIENTADORA DE ESTUDOS: MARIA APARECIDA DE ARAÚJO
COORDENADORA LOCAL: MÉRCIA MARIA DA SILVA
PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETÉ MG
SECRETARIA MUNICIPAL DE ABAETÉ MG
22/11/2014
1º Momento
(manhã- 4horas)
CADERNO 7- EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA

Material


























2º 
Momento
(tarde-
4 horas)



















1-Mensagem.
2-Leitura Deleite: As Paredes têm Ouvidos de Fátima Miguez.
3-Retomada do encontro anterior.
4-Apresentação das atividades casa/escola.
5-Finalizando o caderno 7: Apresentação dialogada.
INTERVALO
6-Mãos à obra: Atividades em grupo: Seção Compartilhando.
Grupo 1: Atividade 4- Jogo de Classificação.
Grupo 2: Atividade 5- Resolvendo Problemas de Combinatória.
Grupo 3: Atividade 6- Analisando a Resolução das Crianças.
Grupo 4: Atividade 7-Vivenciar o jogo.
Grupo 5: Atividade 8- Elaborar uma Sequência Didática.
Grupo 6: Atividade 9- Experiência Com Um Jogo.
7-Apresentação das atividades em grupo.
8-Finalizando o caderno Educação Inclusiva.
ALMOÇO
CADERNO 8- SABERS MATEMÁTICOS E OURTOS CAMPOS DO SABER.
1-Leitura Deleite: A Economia de Maria de Telma Guimarães Castro Andrade.
2-Apresentação dialogada.
3- Ler a Seção Iniciando a Conversa- Página 5.
4- Leitura comentada do texto: Matemática e Realidade- páginas 6 e 7.
5- Atividade individual: Ensinar Matemática, porquê?
INTERVALO
6-Atividade em grupos:
Ler o texto Contextos- páginas 8 a 11.
REFLETIR:
*Como os professores têm utilizado os contextos para elaborar situações-problema nas aulas de Matemática?
*Selecione um contexto do quadro e elabore uma situação-problema para ser socializada no grupo.
7- Seção Compartilhando: Atividades em grupo:
*Grupo 1 e 2: Atividade 1.
*Grupo 3 e 4: Atividade 2.
*Grupo 5 e 6: Atividade 3.

ATIVIDADE CASA/ESCOLA:
1-Preparar relatório das atividades realizadas no ano para apresentação no seminário final.
2-Sugestões para elaboração do seminário final.

ENCERRAMENTO
Slides.
PNLD 2013 A 2015

Power Point.
Caderno PNAIC.










Caderno PNAIC.








Power Point.
Caderno PNAIC.
Caderno PNAIC.












Caderno PNAIC.

Caderno PNAIC.

Atividade realizada pelas professoras alfabetizadoras durante o encontro:


Fotos do Encontro:

 



“ O pensamento lógico pode levar você de A a B, mas a imaginação te leva a qualquer parte do Universo.”
                                                                                                                         Einstein

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

8º Encontro PNAIC/2014

No dia primeiro de novembro de 2014 realizou-se na Escola Municipal "Tenente Ezequiel" o oitavo encontro do PNAIC.
Ao final do encontro a secretária municipal de educação Ivanete Soares  de Souza Lima Zica e a professora orientadora de estudos Maria Aparecida de Araújo fizeram a entrega dos certificados do PNAIC/2013- Linguagem.

Cronograma de Atividades 

8º ENCONTRO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS _ 8 HORAS.
PNAIC_ PLANO DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE. CERTA_MATEMÁTICA.
- CADERNO 6 E CADERNO 7-
ORIENTADORA DE ESTUDOS: MARIA APARECIDA DE ARAÚJO
COORDENADORA LOCAL: MÉRCIA MARIA DA SILVA
PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETÉ MG
SECRETARIA MUNICIPAL DE ABAETÉ MG
01/11/2014

1º Momento
(manhã- 4 horas)
CADERNO 6 - GRANDEZAS E MEDIDAS

Material
























2º Momento
(tarde-
4 horas.




















1-Mensagem.
2-Leitura Deleite- Apostando Com O Monstro de Kyoung Hwa Kim e Yoon Chul Jung
3-Retomada do encontro anterior.
4-Apresentação das atividades casa/escola.
5-Vídeo: De Onde Vem o Dia e a Noite.
6-Finalizando o caderno 6: Apresentação dialogada.
7-Estudo do texto: Valor Monetário – página 48 a 52.

INTERVALO

8-Atividade individual: Fazer sua linha do tempo: diária e semanal.
9-Atividades em grupo: Seção Compartilhando: Atividade 6: Grupo 1;
Atividade 7: Grupo 2;
Atividade 8: Grupo 3;
Atividade 9: Grupo 4;
Atividade 10: Grupo 5;
Atividade 11: Grupo 6.
10-Atividades em grupo: Trabalhando com panfletos.

ALMOÇO

CADERNO 7- EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA.
1-Leitura Deleite: Poemas Problemas de Renata Bueno.
2-Apresentação dialogada do caderno 7, parte 1.
3-Ler a Seção Iniciando a Conversa: Páginas 5 e 6.

INTERVALO

4-Leitura e comentário do texto: Classificação e Categorização – página 17 a 20.
5- leitura dialogada do texto: Construção e Interpretação de Gráficos e Tabelas – página 21 a 38.
6-Vamos trabalhar em grupos: Seção Compartilhando:
Grupo1 e 2: Atividade 1;
Grupo 3 e 4: Atividade 2;
Grupo 5 e 6: Atividade 3.

ATIVIDADE CASA/ESCOLA:

Análise do livro didático: Verificar os conceitos, procedimentos e direitos de Grandezas e Medidas, avaliar e certificar se a abordagem é adequada.

ENCERRAMENTO
Slides.
Obras Complementares 2013 a 2015.

Slides.
Power Point.
Caderno PNAIC.




Papel A4.

Caderno PNAIC.










Obras Complementares 2013 a 2015.
Slides.
Caderno PNAIC.




Caderno PNAIC.

Caderno PNAIC.


Caderno PNAIC.

Fotos do Encontro:



Sequência didática realizada pela professora alfabetizadora Ireni Maria da Glória Lopes da Escola Municipal "Irmã Maria de Lourdes" com seus alunos do 2º ano:
 


 

Atividade realizada pela professora  Marcela Cristina Tavares Pereira
da Escola Municipal "Irmã Maria de Lourdes com seus alunos do 1º ano:




Atividade realizada pela professora  Cleonice Maria Pereira Dias 
da Escola Municipal "Chico Cirilo" com seus alunos do 3º ano:




Atividade realizada pela professora Maria Luziane da Cunha Toledo da Escola Municipal "Tenente Ezequiel" com seus alunos do 1º ano:



Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui. Nunca desista de seus objetivos, mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa.”
                                                                                                 Albert Einstein