A abertura do programa no município foi realizada no dia 27 de abril às 8:00 e estiveram presentes:
a secretária municipal de educação, as diretoras, vice-diretoras, especialistas, coordenadora municipal do programa, a professora orientadora de estudos e as professoras alfabetizadoras.
A coordenadora fez a leitura da mensagem inicial: Poema.
A secretária de educação fez a abertura.
A professora orientadora de estudos e a coordenadora explicaram sobre o programa.
Fotos da abertura:
1º Encontro com os Professores Alfabetizadores/ PNAIC – 8 horas – Unidade 1 – 2013 - Prefeitura Municipal de Abaeté.
Conograma das Atividades
1º Encontro com os Professores Alfabetizadores/
PNAIC – 8 horas – Unidade 1 – 2013 Prefeitura Municipal de Abaeté.
ANO CICLO
|
ANO
1 – Currículo na alfabetização:
Concepções
e princípios.
|
ANO
2 – Currículo no ciclo de alfabetização:
Consolidação
e monitoramento do processo de ensino e aprendizagem.
|
ANO
3 – Currículo inclusivo:
O
direito de ser alfabetizado.
|
1º MOMENTO
(Manhã – 4 horas)
|
1.
Dinâmica de apresentação do grupo.
2.
Informações do programa e apresentação do material.
3.
Leitura delite.
4.
Contrato didático.
5.
Leitura da seção “Iniciando a conversa”.
6.
Ler o texto 2 – Concepção de
alfabetização: O que ensinar no ciclo de alfabetização?
7.
Atividade com o texto – Resgatar as
experiências vivenciadas como estudantes e professores identificando as
concepções de ensino subjacentes as vivências.
|
1.
Dinâmica de apresentação do grupo.
2.
Informações do programa e apresentação do material.
3.
Leitura delite.
4.
Contrato didático.
5.
Leitura da seção “Iniciando a conversa”.
6.
Ler o texto 2 – A complexidade da
aprendizagem do SEA: Ampliação do tempo para a consolidação da leitura e da
escrita pela criança.
7.
Discutir com base nas seguintes questões: o questionamento do ciclo de
alfabetização em três anos é uma boa decisão curricular?
|
1.
Dinâmica de apresentação do grupo.
2.
Informações do programa e apresentação do material.
3.
Leitura delite.
4.
Contrato didático.
5.
Leitura da seção “Iniciando a conversa”.
6.
Ler o texto 2 – O que ensinar no
terceiro ano do ensino fundamental.
7.
Fazer um esquema com ideias principais.
|
09h30min
|
INTERVALO
8.
Resgatar as memórias de alfabetização dos integrantes da turma, identificando
se foram vivenciadas experiências na perspectiva do currículo inclusivo.
9.
Atividade em grupos: Analisar atividades do livro didático de alfabetização
(1º ano) e a Avaliação Diagnóstica de 6 anos da SRE, relacionando- as aos
quadros de direitos de aprendizagem na seção Compartilhamento.
10.
Socialização da atividade em grupo.
|
INTERVALO
8.
Resgatar as memórias de alfabetização dos integrantes da turma, identificando
se foram vivenciadas experiências na perspectiva do currículo inclusivo.
9.
Atividade em grupos: Analisar atividades do livro didático de alfabetização
(2º ano) e a provinha Brasil, relacionando-as aos quadros de direitos de aprendizagem
na seção Compartilhamento.
10.
Socialização da atividade em grupo.
|
INTERVALO
8.
Resgatar as memórias de alfabetização dos integrantes da turma, identificando
se foram vivenciadas experiências na perspectiva do currículo inclusivo.
9.
Atividade em grupos: Analisar atividades do livro didático de alfabetização
(3º ano) e a Provinha PROALFA, relacionando-as aos direitos de aprendizagem
na seção Compartilhamento.
10.
Socialização da atividade em grupo.
|
12h00min
2º MOMENTO (Tarde – 4 horas)
|
ALMOÇO
1.
Leitura deleite.
2.
Discutir sobre o quadro de acompanhamento de aprendizado e o quadro de perfil
da turma.
3.
Ler o texto “Avaliação no ciclo de
alfabetização”
4.
Fazer coletivamente uma síntese do texto com base nas seguintes questões: O
que avaliar?
Como
avaliar?
Para
que avaliar?
|
ALMOÇO
1.
Leitura deleite.
2.
Discutir sobre o quadro de acompanhamento de aprendizado e o quadro de perfil
da turma.
3.
Ler o texto “Avaliação no ciclo de
alfabetização”. “O monitoramento do processo de ensino e aprendizagem das
crianças”.
4.
Síntese coletiva com base nas questões: Quais são as dificuldades para
articular a avaliação do planejamento do ensino? Que outras atividades poderiam
ser desenvolvidas tendo como base o quadro de direitos de aprendizagem na
seção
Compartilhamento.
|
ALMOÇO
1.
Leitura deleite.
2.
Discutir sobre o quadro de acompanhamento de aprendizado e o quadro de perfil
da turma
3.
Ler o texto: “Avaliação para inclusão
alfabetização para todos”.
|
15h00min
|
INTERVALO
|
INTERVALO
|
INTERVALO
|
1. Analisar
o instrumento de avaliação sugerido no Portal.
2. Socializar
os resultados obtidos no instrumento de avaliação em pequenos grupos, planejar
uma aula que contemple a principal dificuldade identificada na avaliação.
Tarefas para casa/escola
1.
Aplicar o instrumento de avaliação sugerida no Portal; preencher o quadro de
acompanhamento de aprendizagem e o quadro de perfil da turma.
2.
Ler um dos textos sugeridos na seção “Sugestões de Leitura” e elaborar uma
questão a ser discutida coletivamente no próximo encontro.
3. Leitura prévia da
Unidade 2.
17h00min
|
TÉRMINO
|
Fotos do Primeiro Encontro:
"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário