"Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano."
Paulo Freire

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Abertura e Primeiro Encontro

  Abertura:
  
A abertura do programa no município foi realizada no dia 27 de abril às 8:00 e estiveram presentes:
a secretária municipal de educação, as diretoras, vice-diretoras, especialistas, coordenadora municipal do programa,  a professora orientadora de estudos e as professoras alfabetizadoras.
coordenadora fez a leitura da mensagem inicial: Poema.
A secretária de educação fez a abertura.
A professora orientadora de estudos e a coordenadora explicaram sobre o programa.
     
Fotos da abertura:




1º Encontro com os Professores Alfabetizadores/ PNAIC – 8 horas – Unidade 1 – 2013 - Prefeitura Municipal de Abaeté.
 

Conograma das Atividades

1º Encontro com os Professores Alfabetizadores/ PNAIC – 8 horas – Unidade 1 – 2013 Prefeitura  Municipal de Abaeté.




ANO CICLO
ANO 1 – Currículo na alfabetização:
Concepções e princípios.
ANO 2 – Currículo no ciclo de alfabetização:
Consolidação e monitoramento do processo de ensino e aprendizagem.
ANO 3 – Currículo inclusivo:
O direito de ser alfabetizado.











1º MOMENTO
(Manhã – 4 horas)
1. Dinâmica de apresentação do grupo.
2. Informações do programa e apresentação do material.
3. Leitura delite.
4. Contrato didático.
5. Leitura da seção “Iniciando a conversa”.
6. Ler o texto 2 – Concepção de alfabetização: O que ensinar no ciclo de alfabetização?
7. Atividade com o texto – Resgatar as experiências vivenciadas como estudantes e professores identificando as concepções de ensino subjacentes as vivências.

1. Dinâmica de apresentação do grupo.
2. Informações do programa e apresentação do material.
3. Leitura delite.
4. Contrato didático.
5. Leitura da seção “Iniciando a conversa”.
6. Ler o texto 2 – A complexidade da aprendizagem do SEA: Ampliação do tempo para a consolidação da leitura e da escrita pela criança.
7. Discutir com base nas seguintes questões: o questionamento do ciclo de alfabetização em três anos é uma boa decisão curricular?
1. Dinâmica de apresentação do grupo.
2. Informações do programa e apresentação do material.
3. Leitura delite.
4. Contrato didático.
5. Leitura da seção “Iniciando a conversa”.
6. Ler o texto 2 – O que ensinar no terceiro ano do ensino fundamental.
7. Fazer um esquema com ideias principais.

09h30min
INTERVALO

8. Resgatar as memórias de alfabetização dos integrantes da turma, identificando se foram vivenciadas experiências na perspectiva do currículo inclusivo.
9. Atividade em grupos: Analisar atividades do livro didático de alfabetização (1º ano) e a Avaliação Diagnóstica de 6 anos da SRE, relacionando- as aos quadros de direitos de aprendizagem na seção Compartilhamento.
10. Socialização da atividade em grupo.

INTERVALO

8. Resgatar as memórias de alfabetização dos integrantes da turma, identificando se foram vivenciadas experiências na perspectiva do currículo inclusivo.
9. Atividade em grupos: Analisar atividades do livro didático de alfabetização (2º ano) e a provinha Brasil, relacionando-as aos quadros de direitos de aprendizagem na seção Compartilhamento.
10. Socialização da atividade em grupo.


INTERVALO

8. Resgatar as memórias de alfabetização dos integrantes da turma, identificando se foram vivenciadas experiências na perspectiva do currículo inclusivo.
9. Atividade em grupos: Analisar atividades do livro didático de alfabetização (3º ano) e a Provinha PROALFA, relacionando-as aos direitos de aprendizagem na seção Compartilhamento.
10. Socialização da atividade em grupo.











12h00min
2º MOMENTO (Tarde – 4 horas)
ALMOÇO

1. Leitura deleite.
2. Discutir sobre o quadro de acompanhamento de aprendizado e o quadro de perfil da turma.
3. Ler o texto “Avaliação no ciclo de alfabetização”
4. Fazer coletivamente uma síntese do texto com base nas seguintes questões: O que avaliar?
Como avaliar?
Para que avaliar?

ALMOÇO

1. Leitura deleite.
2. Discutir sobre o quadro de acompanhamento de aprendizado e o quadro de perfil da turma.
3. Ler o texto “Avaliação no ciclo de alfabetização”. “O monitoramento do processo de ensino e aprendizagem das crianças”.
4. Síntese coletiva com base nas questões: Quais são as dificuldades para articular a avaliação do planejamento do ensino? Que outras atividades poderiam ser desenvolvidas tendo como base o quadro de direitos de aprendizagem na seção
Compartilhamento. 

ALMOÇO

1. Leitura deleite.
2. Discutir sobre o quadro de acompanhamento de aprendizado e o quadro de perfil da turma
3. Ler o texto: “Avaliação para inclusão alfabetização para todos”.

15h00min
INTERVALO
INTERVALO
INTERVALO

1.      Analisar o instrumento de avaliação sugerido no Portal.
2.      Socializar os resultados obtidos no instrumento de avaliação em pequenos grupos, planejar uma aula que contemple a principal dificuldade identificada na avaliação.
Tarefas para casa/escola
1. Aplicar o instrumento de avaliação sugerida no Portal; preencher o quadro de acompanhamento de aprendizagem e o quadro de perfil da turma.
2. Ler um dos textos sugeridos na seção “Sugestões de Leitura” e elaborar uma questão a ser discutida coletivamente no próximo encontro.
3. Leitura prévia da Unidade 2.
17h00min
TÉRMINO

Fotos do Primeiro Encontro:


"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
                                                                            Paulo Freire




  

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