Cronograma de Atividades
1º Momento
(manhã-4horas)
|
Ano1_ Unidade 1_ Currículo na Alfabetização:
Concepção e Princípios
|
Material
|
2º Momento
(tarde-
4 horas)
|
1- Leitura deleite- Que Horas São? De Guto Lins
2- Revisão do 1º encontro.
INTERVALO
3- Discutir sobre o instrumento de avaliação
sugerido no Portal, socializando as experiências
vivenciadas.
4- Assistir ao programa “Leitura e Produção de
Textos na Alfabetização” (Disponível em www.ufpe.br/ceel).
5-Discutir coletivamente sobre a ideia de
concepção de alfabetização subjacente ao programa.
ALMOÇO
1-Leitura deleite - Bruna e Galinha D’Angola. De
Gercilga Marques Saraiva de Almeida
2-Introdução: Unidade 2
3-Ler a seção Iniciando a conversa.
4-Discutir, em grande grupo a questão: por que é
importante planejar o ensino da alfabetização?
5- Ler o texto 1-Planejamento do ensino:
alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular Língua
Portuguesa. Discutir sobre a questão debatida na atividade anterior,
complementando suas respostas; formular apenas uma resposta que agregue todas
as respostas.
INTERVALO
6-Assistir ao programa “Alfabetização e Letramento”, TVE: (http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com-zoo&view=item&item-id=5582). TAREFA (para casa e escola) 1-Elaborar um plano anual, com base na discussão do texto 1 e nos quadros dos direitos de aprendizagem- Língua Portuguesa, contemplando os diferentes eixos do ensino para o 1º ano da alfabetização.
2-Ler o texto Materiais didáticos no ciclo de
alfabetização (seção compartilhando); localizar, na escola, onde estão
guardados todos os materiais e planejar o seu uso.
3- Selecionar um livro do PNLD Obras
Complementares e planejar uma atividade que contemple
conhecimentos/habilidades expostas nos quadros de direitos de aprendizagem
dos componentes curriculares História e Língua Portuguesa (projeto gráfico-
obras).
4- Escolher um dos textos sugeridos na seção
Aprendendo mais e elaborar uma questão a ser discutida pelo grupo.
|
Acervo PNLD Obras Complementares 2010
(Apostila)
(Data show)
Ícone PNLD Obras Complementares 2013
Data show
(Apostila)
(Quadro negro)
(Apostila)
(Data show)
(Apostila)
|
1º Momento
(manhã- 4horas)
|
Ano 2_ Unidade 1_ Currículo no Ciclo de
Alabetização: Consolidação e Monitoramento do Processo de Ensino e
Aprendizagem
|
Material
|
2º Momento
(tarde-
4 horas)
|
1-
Leitura deleite- Que Horas São? De Guto Lins
2-
Revisão do 1º encontro
INTERVALO 3- Discutir sobre o instrumento de avaliação sugerido no Portal
4- Assistir
ao programa “Leitura e Produção de Textos na Alfabetização” (Disponível em www.ufpe.br/ceel).
5-Discutir
coletivamente sobre a ideia de concepção de alfabetização subjacente ao
programa.
ALMOÇO
1-
Leitura deleite - Bruna e Galinha D’Angola. De Gercilga Marques Saraiva de
Almeida
2-Introdução:
Unidade 2: A Organização do Planejamento e da Rotina no Ciclo de
Alfabetização na Perspectiva do Letramento.
3-Ler a
seção Iniciando a conversa.
4-Ler o texto Planejamento no Ciclo de
Alfabetização: Objetivos e Estratégias para o Ensino Relativo ao Componente
Curricular Língua Portuguesa; socializar as experiências na organização
semanal e diária da prática de alfabetização; refletir sobre as formas de
planejamento que utiliza e como organiza a rotina.
INTERVALO
5-
Analisar o planejamento realizado no encontro anterior, identificar quais
direitos de aprendizagem propostos nos quadros de História podem ser
contemplados por meio do planejamento feito.
6-Assistir
ao programa “Alfabetização e Letramento”, TVE (http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com-zoo&view=item&item-id=5582).
TAREFA (para casa e escola)
1-Ler o texto Materiais didáticos no ciclo de
alfabetização (seção compartilhando); localizar, na escola, onde estão
guardados todos os materiais e planejar o seu uso.
2- Selecionar um livro do PNLD Obras
Complementares e planejar uma atividade que contemple conhecimentos/habilidades
expostas nos quadros de direitos de aprendizagem dos componentes curriculares
História e Língua Portuguesa (projeto gráfico- obras).
3-Escolher um dos textos sugeridos na seção
Aprendendo mais e elaborar uma questão a ser discutida pelo grupo.
|
Acervo PNLD Obras
Complementares 2010
(Apostila)
(Data show)
Ícone
PNLD Obras Complementares 2013
(Datashow)
(Apostila)
(Quadro negro)
(Data show) (Apostila) |
1º Momento
(manhã- 4horas)
|
Ano 3_ Currículo Inclusivo: o
direito de Ser Alfabetizado
|
Material
|
2º Momento
(tarde-
4 horas)
|
1- Leitura deleite- Que Horas São? De Guto Lins
2- Revisão do 1º encontro.
INTERVALO
3- Discutir sobre o instrumento de avaliação sugerido no Portal.
4- Assistir ao programa “Leitura e Produçao de
Textos na Alfabetização” (Disponível em www.ufpe.br/ceel).
5-Discutir coletivamente sobre a ideia de concepção
de alfabetização subjacente ao programa.
ALMOÇO
1- Leitura deleite - Bruna e Galinha D’Angola. De
Gercilga Marques Saraiva de Almeida
2-Introdução da unidade 2: Planejamento e
Organização da Rotina na Alfabetização.
3-Ler a seção Iniciando a
conversa.
4-Ler o texto 1 Planejamento do
Ensino: Princípios Didáticos e Modos de Organização do Trabalho Pedagógico;
analisar os depoimentos das crianças, identificando em cada depoimento quais
critérios elas usaram para avaliar as aulas das professoras.
INTERVALO
5-Assistir ao programa “Alfabetização e Letramento”, TVE: (http://tvescola.mec.gov.br /index.php?option=com-zoo&view=item&item-id=5582).
TAREFA (para casa e escola):
1-Ler o texto Materiais didáticos no ciclo de alfabetização (seção compartilhando); localizar, na escola, onde estão guardados todos os materiais e planejar o seu uso.
2- Selecionar um livro do PNLD
Obras Complementares e planejar uma atividade que contemple
conhecimentos/habilidades expostas nos quadros de direitos de aprendizagem
dos componentes curriculares História.
3- Reler o texto Planejamento
do Ensino: Princípios e Modos de Organização do Trabalho Pedagógico; refletir
sobre a questão: Considerando os 10 princípios didáticos apresentados, como
você avalia a sua prática?
4- Escolher um dos textos
sugeridos na seção Aprendendo mais e elaborar uma questão a ser discutida
pelo grupo.
|
Acervo PNLD Obras
Complementares 2010
(Apostila)
(Data show)
Ícone PNLD Obras Complementares
2013
(Datashow)
(Apostila)
(Apostila)
(Data show)
(Apostila)
Obras Complementares
(Apostila)
|
Fotos do Encontro:
" Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
(Paulo Freire)
Atividade Realizada Pelas Professoras Eliana e Olga Com Seus Alunos
As professoras Eliana do 3º ano e Olga do 2º ano da Escola Municipal "Chico Cirilo" realizaram com seus alunos a atividade do curso do PNAIC. As duas trabalharam com conto. A professora Eliana trabalhou com o conto: Tempo, tempo, tempo: quem pode com ele? e a professora Olga trabalhou o conto: A Árvore da Família.
Fotos das professoras realizando a atividade com os alunos:
Parabéns às professoras e aos alunos
É muito bom ver como todas as professoras se empenham na realização das atividades propostas pelo curso. Parabéns!
ResponderExcluirObrigada pela visita. Volte sempre...
ResponderExcluir