Cronograma de Atividades
5º
Encontro Com Professores Alfabetizadores de Abaeté- MG
PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora
de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora
Local: Mércia Maria da Silva
Prefeitura
Municipal de Abaeté MG
Unidade 4
17 de
agosto de 2013
|
|||
1º momento (manhã- 4 horas)
|
Ano 1- LUDICIDADE NA SALA DE AULA
|
Material
|
|
2º momento (tarde_
4 horas)
|
1-Mensagem
2-Leitura deleite:
Faça um Pacto por Mim.
3-Unidade 4 (2º e
3º momentos).
4-Ler o relato da
professora Constância e relacionar com os quadros de “Direitos
de Aprendizagem” (metade do grupo compara com os quadros de
Língua Portuguesa e a outra metade, com os de Matemática).
INTERVALO
5-Socializar as
atividades com uso de jogos.
6- Ler o texto 2
(Que brincadeira é essa? E a alfabetização?); responder: Qual a
importância dos jogos em suas aulas? Há participação de toda a
turma?
ALMOÇO
1-Leitura deleite _
Com a Pulga Atrás da Orelha... de Christiane Gribel
2-Analisar os jogos
de alfabetização.
Cada grupo analisa
um jogo, joga, e com base no jogo analisado, construa outro jogo e
faça suas próprias regras.
3- Resgatar
diferentes jogos ou brincadeiras presentes em nossas
memórias, envolvendo a oralidade, como trava-línguas, parlendas,
cantigas de roda, poemas; socializá-los apresentando-os ao grande
grupo.
INTERVALO
4- Continuação das apresentações ao grupão.
5- Vídeo: O Menino de Carvão.
6- Debate sobre o filme.
TAREFAS
(para casa e escola)
1-Planejar e
desenvolver uma aula em que seja utilizado um livro do acervo do
PNLD Obras Complementares e um jogo; registrar o relato para
discussão no próximo encontro.
2-Realizar a
avaliação das crianças e preencher o quadro de “Acompanhamento
de Aprendizagem.”
ENCERRAMENTO
|
Slides
Power
Point
Slides
Caderno
PNAIC
Caderno PNAIC
PNLD
PNLD Data show |
5º
Encontro Com Professores Alfabetizadores de Abaeté- MG
PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora
de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora
Local: Mércia Maria da Silva
Prefeitura
Municipal de Abaeté MG
Unidade 4
17 de
agosto de 2013
1º momento (manhã_ 4 horas)
|
Ano 2 _ VAMOS BRINCAR DE CONSTRUIR AS NOSSAS E
OUTRAS HISTÓRIAS.
|
Material
|
2º momento (tarde_ 4 horas)
|
1-Mensagem.
2- Leitura deleite: Faça Um Pacto
Por Mim.
3- Unidade 4_ 2º e 3º momentos.
4- Socializar as aulas desenvolvidas
com base no planejamento realizado no encontro anterior.
INTERVALO
5- Ler de forma compartilhada o
texto 2 (O brincar e o jogar no ensino relativo ao componente
curricular Língua Portuguesa e os recursos disponíveis para o
trabalho lúdico na sala de aula), analisando
de forma coletiva os relatos e as
fotos da sala de aula da professora Priscila.
6- Ler de forma compartilhada o
texto 3 (O ensino de História(s) e da Matemática: ritmo dos
jogos e das brincadeiras); cada grupo deve elaborar um esquema do
texto para apresentar as questões principais para o grande grupo.
ALMOÇO
1-Leitura deleite: Com Pulga Atrás da
Orelha... de Christiane Gribel
2- Analisar e jogar jogos do SEA; identificar
os direitos de aprendizagem de Língua Portuguesa envolvidos em
cada um; construir outros jogos e elaborar suas próprias regras.
3- Resgatar diferentes brincadeiras e jogos
presentes na nossa memória, envolvendo a oralidade (como trava
–línguas, parlendas, cantigas de roda, poemas); socializar os
jogos e brincadeiras, apresentando-os ao grande grupo.
INTERVALO
4- Continuação da apresentação ao grande
grupo.
5- Assistir ao vídeo Menino de Carvão.
6- Debate sobre vídeo.
TAREFAS (para casa e escola)
1-A partir da leitura do manual didático dos
jogos distribuídos pelo MEC
(http:www.ufpe.br/ceel/ceel-material-apoio.html), construir outros
jogos.
2- Utilizar os jogos em sala de aula. Fazer um
relato dos jogos utilizados.
3- Realizar a avaliação das crianças e
preencher o quadro de acompanhamento de aprendizagem.
ENCERRAMENTO
|
Slides
Slides
Power point
Caderno do PNAIC
Caderno do PNAIC
Obras do PNLD
Jogos PNLD
Data show
|
5º Encontro Com Professores Alfabetizadores de Abaeté- MG
PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora
de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora
Local: Mércia Maria da Silva
Prefeitura
Municipal de Abaeté MG
Unidade 4
17 de
agosto de 2013
1º momento (manhã_4 horas)
|
Ano 3_ VAMOS BRINCAR DE REINVENTAR HISTÓRIAS
|
Material
|
2º momento (tarde_ 4 horas).
|
1-Mensagem.
2- Leitura deleite: Faça Um Pacto Por Mim.
3- Unidade 4_ 2º e 3º momentos.
4- Socializar a aula com base no
planejamento do encontro anterior. As atividades foram lúdicas?
INTERVALO
5- Ler de forma
compartilhada o texto 2 (A literatura, o brincar e o aprender a
língua e outros conteúdos curriculares); analisar as reflexões
sobre o uso dos livros do acervo de Obras Complementares que
tratam de questões envolvendo conhecimentos matemáticos.
6- Planejar uma
atividade de leitura de um livro do acervo do PNBE.
ALMOÇO
1-Leitura deleite: Com
a Pulga Atrás da Orelha... Christiane Gribel
2- Analisar os jogos de
alfabetização, jogar e elaborar um jogo com base no jogo
analisado, construindo suas próprias regras. Identificar os
direitos de aprendizagem do componente Língua Portuguesa no jogo
elaborado.
3- Resgatar diferentes
jogos ou brincadeiras presentes na nossa memória, envolvendo a
oralidade (como trava-línguas, parlendas, cantigas de roda
poemas); socializar essa atividade com o grande grupo.
INTERVALO
4- Continuação da apresentação
ao grupão.
5- Assistir ao filme O Menino de
Carvão.
6- Debate sobre filme.
TAREFAS (para casa
e escola)
1-Realizar aula com
base no planejamento elaborado no item 6 do primeiro momento,
registrar o relato para discussão no próximo encontro.
2- Realizar a avaliação
das crianças e preencher o quadro de acompanhamento de
aprendizagem.
ENCERRAMENTO
|
Slides
Slides
Power point
Caderno PNAIC
Obras PNLD
Jogos SEA
Data show
|
5º
Encontro Com Professores Alfabetizadores de Abaeté- MG
PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora
de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora
Local: Mércia Maria da Silva
Prefeitura
Municipal de Abaeté MG
Unidade 4
17 de
agosto de 2013
1º momento (manhã_ 4 horas)
|
Educação do Campo 4_ Brincando na Escola: O
Lúdico nas Escolas do Campo
|
Material.
|
2º momento (tarde_
4 horas)
|
1-Mensagem.
2- Leitura deleite:
Faça Um Pacto Por Mim.
3- Unidade 4_ 2º e
3º momentos.
4- Socializar as
atividades realizadas nas tarefas casa/escola.
INTERVALO
5- Discutir as
questões: As crianças possuem os mesmos conhecimentos sobre a
escrita alfabética? O que as crianças precisam aprender sobre a
escrita alfabética?
6- Ler de forma
compartilhada a seção Compartilhando e vivenciar os jogos;
refletir sobre Quais são os objetivos didáticos dos jogos? Qual
o perfil do aluno que se beneficiará do jogo para aprender sobre
o funcionamento do sistema de escrita?
ALMOÇO
1-Leitura deleite:
Com a Pulga Atrás da Orelha... Christiane Gribel
2- Analisar os jogos
do SEA, jogar e elaborar jogos que considerem as necessidades dos
alunos e as múltiplas realidades dos povos dos campos. Lembrar
que o professor deve elaborar também as descrições do jogo
(finalidade, quantidade de jogadores, regras).
3- Resgatar na
memória diferentes jogos ou brincadeiras, envolvendo a oralidade
(como trava-línguas, cantigas de roda, parlendas e poemas);
socializa-los apresentando-os ao grande grupo.
INTERVALO
4- Continuação da
apresentação ao grupão.
5- Assistir ao filme
O Menino de Carvão.
6- Debate sobre o
filme.
TAREFAS (para
casa e escola)
1-Planejar e aplicar
uma aula utilizando jogos; registrar como foi essa aula, quais os
aspectos positivos e negativos.
2- Realizar a
avaliação das crianças e preencher o quadro de acompanhamento
de aprendizagem.
ENCERRAMENTO
|
Slides
Slides
Power
Point
Caderno
PNAIC
Obras PNLD
Jogos SEA
Data show
|
Fotos do Encontro:
Nenhum comentário:
Postar um comentário