"Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano."
Paulo Freire

terça-feira, 29 de setembro de 2015

2º Encontro PNAIC/2015

No dia vinte e seis de setembro de 2015 realizou-se na Escola Municipal "Tenente Ezequiel" o segundo encontro do PNAIC/2015. Estiveram presentes a coordenadora local Mércia Maria da Silva, a professora orientadora de estudos Maria Aparecida de Araújo, as professoras alfabetizadoras, a pedagoga da Escola Municipal "Irmã Maria de Lourdes  Bárbara Helena da Cruz Noronha e a estudante do curso de Pedagogia da UNIPAC - Bom Despacho - Mariana Cristina Ferreira da Silva.

Cronograma de Atividades
  
2º ENCONTRO COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS_ 8 HORAS
PNAIC_ PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA_
ORIENTADORA DE ESTUDOS: MARIA APARECIDA DE ARAÚJO
COORDENADORA LOCAL: MÉRCIA MARIA DA SILVA
PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETÉ - MG
SECRETARIA MUNICIPAL DE ABAETÉ - MG
26/09/2015
 

1º Momento
(manhã- 4horas)
CADERNO 2- A CRIANÇA NO CICLO DE AFFABETIZAÇÃO

Material
8h00min





9h30min


















12hoomin
2º
Momento
(tarde-
4 horas)


 15h30min












 
17h00min
1-Mensagem
2-Leitura Deleite
3-Retomada do encontro anterior
4-Introdução e apresentação do Caderno 2
5-Apresentação dos objetivos do caderno

INTERVALO

6- Atividade individual: Fazer sua linha do tempo com as suas brincadeiras da época
7- Socialização
8-Leitura dos textos: *A Infância e a Singularidade
*O Brincar.
9-Atividades em grupo: Fazer uma síntese dos textos a seguir:
Grupo1: As crianças e a cultura infantil.
Grupo 2: Crianças e adultos: identidade, diversidade e autoridade em risco?
Grupo 3: A criança cria cultura, brinca e nisso reside sua singularidade.
Grupo 4: A criança é colecionadora, dá sentido ao mundo, produz história.
Grupo 5; A criança pertence a uma classe social.
10-Socializar.

ALMOÇO

11-Leitura deleite.
12-Leitura do texto: O Lugar da Cultura Escrita na Educação da Criança: Pode a Escrita Roubar a Infância?
13-Comentário do texto.

INTERVALO

14-Assistir e comentar o trailer do filme Tarja Branca.
15- Para refletir:
*Que criança fui e que infância vivenciei?
*Como a escola me transformou como aluno?

ATIVIDADES CASA/ ESCOLA

1-Planejar uma atividade ou sequência didática com utilização de um dos livros do acervo de Obras Complementares.
2-Fazer uma relação das brincadeiras do tempo da vovó com seus alunos.
                   
                              ENCERRAMENTO
Slides
Slides

Slides



















Fotos do Encontro


Um grande coração é feito de pequenas gentilezas.”
                                               Autor Desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário