Cronograma de Atividades
3º Encontro Com
Professores Alfabetizadores/PNAIC 8 Horas_ Unidades 2 e 3
Junho/2013
Prefeitura M. de Abaeté MG
Secretaria M. de
Educação de Abaeté MG
|
||
1º Momento
(manhã - 4 horas)
|
Ano 1_ Unidade 2_ Planejamento Escolar:
Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa.
|
Material
|
2º Momento
(tarde- 4 horas)
|
1-Leitura
deleite- Os Guardados da Vovó. De Nye Ribeiro
2-
Unidade 2_ 2º momento.
3-Socializar
as experiências vivenciadas com base no planejamento proposto na
tarefa para casa e escola.
INTERVALO
4-Discutir,
em grande grupo, a questão: É importante ter uma rotina? O que
devemos contemplar em uma rotina de alfabetização?
5- Ler
o texto 2_ As rotinas da escola e da sala de aula: referências
para a organização do trabalho do professor alfabetizador (de
forma compartilhada).
6-
Analisar, em pequenos grupos, o depoimento e o quadro de rotina da
professora Ana Cristina e reconstruí-lo/complementá-lo com base
nos materiais disponibilizados pelo MEC, presentes no texto lido
na atividade de casa e localizados na escola.
7-
Discutir sobre os textos sugeridos na tarefa de casa e escola.
ALMOÇO
1-
Leitura deleite_ Mig, O descobridor. De Ana Miranda
2-
Unidade 3_A Aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética.
3- Ler
a seção Iniciando a Conversa.
4-
Discutir em grande grupo: “qual é a diferença entre um sistema
notacional e um código?”; anotar as hipóteses do grupo.
5-Ler
o texto 1 _ A escrita alfabética: por que ela é um sistema
notacional e não um código? Como as crianças dela se apropriam?
Depois de ler o texto, responder as duas questões de seu título;
elaborar, em pequenos grupos, o esquema do texto; socializar, no
grande grupo, os trechos considerados como sendo mais importantes
e os trechos que geraram dúvidas.
INTERVALO
6-
Analisar jogos e identificar quais conhecimentos sobre o sistema
de escrita podem ser ensinados com base nos jogos.
7-
Elaborar, em pequenos grupos, um exemplo de atividade na concepção
de escrita como sistema alfabético. Socializar as atividades.
8-
Assistir ao vídeo “Alfabetização: Apropriação do Sistema de
Escrita Alfabética” ( disponível em
http://www.ufpe.br/ceel/ceel-videos.html)
e discutir com o grupo as situações didáticas apresentadas.
Tarefas
casa e escola
1-
Realizar um ditado de uma lista de palavras de mesmo campo
semântico e com diferentes quantidades e tipos de sílabas, para
diagnosticar os níveis de escrita dos alunos; levar para o
encontro seguinte, para discutir as dúvidas, fazer um mapa da
distribuição dos alunos de cada turma.
2-
Realizar uma aula em que alguma atividade planejada no primeiro
momento da unidade 3 seja utilizada com as crianças: acrescentar
na aula o uso de alguma atividade do livro didático ou jogos.
3- Ler
um dos textos da seção “Sugestões de Leitura”.
|
Obras
Compl. 2013
Quadro
negro
Livro_
PNAIC
Obras
Compl. 2010.
Slides
Livro_
PNAIC
Jogos
de Alfabetização
Data show
|
3º
Encontro com os professores Alfabetizadores/PNAIC 8 Horas_
Unidades 2 e 3.
Junho/2013.
Prefeitura M. de Abaeté MG
Secretaria M. de Educação de Abaeté MG
|
||
1º Momento
(manhã -4 horas)
|
Ano 2- Unidade 2- A Organização
do Planejamento e da Rotina no Ciclo de Alfabetização na
Perspectiva do Letramento.
|
Material
|
2º Momento
(tarde – 4 horas)
|
1-Leitura
deleite- Os Guardados da Vovó de Nye Ribeiro
2-Unidade
2- 2º momento.
3-Socializar
as aulas com base no planejamento elaborado na 1ª unidade.
INTERVALO
4-Ler
o texto 2-Rotinas de alfabetização na perspectiva do letramento:
a organização do processo de ensino e de aprendizagem.
5-Analisar
o quadro de rotina com base nas questões: A rotina semanal
contempla os quatro eixos do componente curricular Língua
Portuguesa e a interdisciplinaridade? Eles estão distribuídos de
forma equilibrada e de acordo com as especifidades da turma? A
rotina semanal contempla diferentes modos de organizar o trabalho
pedagógico? As atividades propostas contemplam ações como
reflexão, sistematização e consolidação dos saberes, além de
diversas formas de agrupamento dos alunos?
6-Discutir
sobre os cuidados com a conservação (tarefa do primeiro encontro
desta unidade).
7-Planejar,
em grupo, e socializar uma aula em que sejam exploradas atividades
com o objetivo de promover a consolidação da alfabetização
utilizando um dos jogos de alfabetização distribuídos pelo Mec.
8-Discutir
sobre os textos sugeridos na tarefa casa e escola.
ALMOÇO
1-Leitura
deleite: Mig, o descobridor de Ana Miranda.
2-Unidade
3- A Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e a
Consolidação de Processo de Alfabetização.
3-Ler
a seção Iniciando a conversa.
4-Ler
o texto 1- A Compreensão do Sistema de Escrita Alfabética e a
consolidação
da
Alfabetização.
5-Discutir
coletivamente as seguintes questões: por que a aprendizagem da
escrita alfabética não deve ser concebida como a aquisição de
um código de transição gráfica das unidades sonoras da fala?
Por que construir uma hipótese alfabética de escrita não é
sinônimo de estar alfabetizado? Por que é importante ensinar
sistematicamente as relações som-grafia no segundo ano do ciclo
de alfabetização?
6-Analisar
o relato de experiência apresentado na seção Compartilhando e
discutir as seguintes questões: quais os objetivos didáticos das
atividades desenvolvidas? Que conhecimentos e habilidades estão
sendo desenvolvidos por meio dessas atividades? Que sugestões
você daria de outras atividades que poderiam ser desenvolvidas a
partir das atividades propostas pela professora?
INTERVALO
7-Planejar
uma aula inspirada na experiência relatada na seção
Compartilhando, utilizando o livro didático.
8-Assistir
ao vídeo Alfabetização: Apropriação do Sistema de Escrita
Alfabética (disponível em http://www.ufpe.
br/ceel/ceel-videos.html) e discutir com o grupo as situações
didáticas apresentadas.
Tarefa
casa e escola
1-Retomar
o quadro de “acompanhamento de aprendizagem” de sua turma em
relação à apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e
analisá-lo com base nas seguintes questões: o que os alunos já
sabem sobre a escrita? O que eles ainda precisam aprender sobre a
escrita?
2-Desenvolver
a aula planejada no item 7, fazendo os ajustes necessários com
base na análise do quadro de acompanhamento de aprendizagem.
3- Ler
um dos textos sugeridos na seção Sugestões de Leitura; elaborar
uma questão para discussão.
|
Obras
Complementares 2013
Livro
PNAIC
Obras
Complementares 2010
Livro
PNAIC
Livro
PNAIC
Livro
didático
|
3º
Encontro com Professores Alfabetizadores/ PNAIC 8 Horas
Junho/2013
Prefeitura
M. de Abaeté MG
Secretaria
M. de Educação de Abaeté MG
Unidades
2 e 3
1º
Momento (manhã 4 horas)
|
Ano
3_Planejamento e Organização da Rotina na Afabetização
|
Material
|
1-
Leitura deleite: Os Guardados da Vovó de Nye Ribeiro.
2-
Unidade 2- 2º momento.
3-Socializar
as aulas realizadas com base no planejamento da tarefa casa e
escola, em que foi utilizado um livro do acervo do PNLD Obras
Complementares.
INTERVALO
4-Discutir
sobre o levantamento feito dos materiais disponíveis na escola e
sobre os cuidados com a conservação.
5-Ler
o texto 2: Rotina na Alfabetização - integrando diferentes
componentes curriculares.
6-
Analisar o quadro de rotina e planejar uma sequência didática ou
projeto didático integrando os componentes curriculares Língua
Portuguesa e História. Para tal planejamento, deve ser utilizado
o livro didático.
7-
Discutir sobre as questões propostas com base nas leituras dos
textos sugeridos na seção ”Sugestões de Leitura”.
ALMOÇO
|
Obras
Complementa res 2013.
Livro
PNAIC
Livro
didático
|
|
2º
Momento (tarde- 4 horas)
|
1-
Leitura deleite: Mig, o descobridor de Ana Miranda.
2-
Unidade 3: O Último Ano do Ciclo de Alfabetização -
Consolidando os Conhecimentos.
3-
Explorar o material da unidade 3 para discutir os objetivos
presentes na seção Iniciando a conversa.
4-
Ler o texto 1: A Consolidação da Correspondência Letra-som no
Último Ano do Ciclo de Alfabetização e discutir as ideias
principais do texto; refletir sobre a situação dos alunos quanto
aos conhecimentos do SEA e as possíveis estratégias para atender
às crianças que ainda não tenham dominado tais conhecimento.
INTERVALO
5-
Analisar atividades de alfabetização do livro didático,
agrupando de acordo com a classificação de Leal (2004),
apresentada no 1º texto desta unidade; socializar as atividades
encontradas, refletindo sobre a adequação delas para as crianças
que compõem as turmas.
6-
Vídeo em debate: Afabetização - Apropriação do SEA
(disponível em www.ufpe.br/ceel)
e discutir com o grupo as situações didáticas apresentadas.
Tarefa
casa e escola
1-
Escolher uma obra dos acervos das obras complementares e planejar
uma sequência de atividades; desenvolver a sequência a fim de
discutir no próximo encontro.
2-
Ler um dos textos na seção Sugestões de Leitura e elaborar uma
questão para discussão.
|
Obras
Complemen tares 2010
Slides
Livro
PNAIC
Livro
didático e livro PNAIC
Data
show
|
3º
Encontro com Professores Alfabetizadores/PNAIC - 8 Horas
Junho/2013
Prefeitura
M. de Abaeté MG
Secretaria
M. de Abaeté MG
1ºMomento
(manhã-4 horas)
|
Planejamento
do Ensino na Perspectiva da Diversidade
|
Material
|
1-
Leitura deleite: Os Guardados da Vovó de Nye Ribeiro.
2-
Unidade 2- 2º momento.
3-Socializar
as aulas realizadas com base no planejamento do encontro anterior;
com uso de um livro do acervo Obras Complementares e livro
didático.
INTERVALO
4-
Ler o texto: A Rotina na Alfabetização: Os Diferentes Espaços
de Aprendizagem; discutir: como os eixos de ensino da Língua
Portuguesa são contemplados em sua prática? Há equilíbrio
entre os eixos no cotidiano escolar?
5-
Discutir sobre o levantamento feito dos materiais disponíveis na
escola e sobre os cuidados com a conservação. Socializar ideias
sobre o seu uso.
6-
Discutir sobre as questões propostas com base nas leituras dos
textos sugeridos na seção Aprendendo Mais.
ALMOÇO
1-
Leitura deleite: Mig, o descobridor de Ana Miranda.
2-
Unidade 3-Apropriação do SEA e a Consolidação do Processo de
Alfabetização em Escolas do Campo.
3-
Ler a seção Iniciando a Conversa.
4-
Ler o texto1: Apropriação do SEA pelas crianças: que caminhos
percorrem? Como podemos auxiliá-las em suas trajetórias de
aprendizagem? Discutir as possibilidades de alfabetizar letrando
na educação do campo; refletir sobre a situação dos alunos
quanto aos conhecimentos do sistema de escrita alfabética e as
possíveis estratégias para atender às crianças que ainda não
tenham dominado tais conhecimentos.
5-
Analisar atividades de alfabetização do livro didático
identificando os objetivos das atividades que possibilitem o
desenvolvimento de habilidades fonológicas.
INTERVALO
6-
Analisar os relatos das professoras na seção Compartilhando,
discutir os objetivos das atividades apresentadas e as
possibilidades de ampliação das propostas desenvolvidas pelas
professoras.
7-
Vídeo em debate: Alfabetização: Apropriação do Sistema
alfabético de escrita (disponível em www.ufpe.br/ceel).
Tarefas
casa e escola
1-
Fazer um relato de suas experiências como professora
alfabetizadora no campo. Sua turma é multisseriada?
2-
Ler um dos textos sugeridos na seção Aprendendo Mais; elaborar
uma questão para discussão no próximo encontro.
|
Obras
Complementares 2013
Livro
PNAIC
Slides
Livro
PNAIC
Livro
didático
|
Fotos do Encontro
"A escrita da criança não resulta de simples cópia de um modelo externo,
mas é um processo de construção pessoal."
Nenhum comentário:
Postar um comentário