Cronograma de Atividades
9º Encontro Com Professores Alfabetizadores de Abaeté- MG_ 8 horas
PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora
de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora
Local: Mércia Maria da Silva
Prefeitura
Municipal de Abaeté MG
Unidade 7
Abaeté, 09/11/2013
|
1º momento (manhã- 4 horas)
|
Ano 1- ALFABETIZAÇÃO PARA TODOS: DIFERENTES PERCURSOS, DIREITOS
IGUAIS
|
Material
|
2º momento (tarde_ 4 horas). |
1-Mensagem do dia.
2-Leitura deleite:O
Menino Que Aprendeu a Ver de Ruth Rocha.
3-Socializar as
experiências vivenciadas nas tarefas casa/escola.
4-Unidade 7.
5- Ler a seção
Iniciando a Conversa.
6-Discutir sobre as
questões: É importante diversificar os tipos de atividades em sala de aula?
Por quê?
INTERVALO
7-Ler o texto 1
(Heterogeneidade e Direitos de Aprendizagem na Alfabetização: Os Diferentes
Percursos dos Estudantes), comparar as razões apontadas pelo grupo e as que
são expostas pelas autoras do texto.
8-Escolher um livro do
acervo de obras complementares, ler a resenha do livro e classificar a obra
em um dos tipos descritos no texto 4 (Obras Complementares: cada livro, uma
viagem) da seção “Compartilhando”; socializar as escolhas dos livros e as classificações
feitas; planejar atividades utilizando o livro.
ALMOÇO
1-Leitura deleite:Jabuti
Sabido e Macaco Metido de Ana Maria Machado.
2- Assistir ao vídeo:
Diversidade Cultural.
Comentário do vídeo.
3-Ler o texto 2
(Planejando o ensino para todos: diversificação no trabalho docente).
Discutir sobre as questões levantadas pelas autoras em relação às crianças
não alfabetizadas encontradas na turma de 4º ano da professora investigada
por Silveira e Aires (2008) e levantar hipóteses sobre o que pode ter acontecido
para que as crianças não tenham sido alfabetizadas nos três anos iniciais do
Ensino Fundamental: Quais foram as medidas tomadas anteriormente para ajudar
essas crianças a progredirem em suas aprendizagens? Quais foram as
experiências vivenciadas por essas crianças durante todos esses anos da
escola? O que fazer para que tal realidade não seja mais um fenômeno comum em
nossas escolas?
INTERVALO
4-Ler o relato da
professora Ivanise Cristina. Planejar uma aula utilizando um livro didático,
que contemple crianças que tenham diferentes conhecimentos sobre o SEA.
5- Assistir ao
Programa “Escrita Também é Coisa de Criança”.
Comentário do
programa.
TAREFAS (para casa e
escola)
1-Desenvolver aulas
com base nos planejamentos feitos na unidade 7, registrar quais foram os
aspectos positivos e negativos das aulas.
2-Aplicar o
instrumento de avaliação sugerido no Portal do Programa de Alfabetização.
Preencher os quadros de “Acompanhamento de Aprendizagem das Crianças” e o
quadro de “Perfil da Turma”; trazer para o próximo encontro.
ENCERRAMENTO
|
Slides
PNLD
Power Point.
Caderno PNAIC
Caderno PNAIC PNLD 2013 a 2015
Data Show
Caderno PNAIC
Caderno PNAIC
Data Show
|
9º Encontro com Professoras Alfabetizadoras_ Abaeté- MG _ 8 horas
PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora
de estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora
local: Mércia Maria da Silva
Prefeitura
Municipal de Abaeté-MG
Unidade 7
Abaeté,
09/11/2013
|
1º momento (manhã_ 4 horas)
|
Ano 2 _A HETEROGENEIDADE EM
SALA DE AULA E OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.
|
Material
|
2º momento (tarde-4 horas) |
1-Mensagem do dia.
2-Leitura deleite: O
Menino Que Aprendeu a Ver de Ruth Rocha.
3- Socializar as
atividades casa/escola, desenvolvidas em sala de aula.
4-Unidade 7.
5-Ler a seção
Iniciando a Conversa.
6-Discutir as
seguintes questões: Os alunos aprendem as mesmas coisas, da mesma forma e no
mesmo momento? Por quê? Como você acompanha os conhecimentos sobre o SEA que
os seus alunos constroem ao longo do ano letivo? Que estratégias você utiliza
para atender aos alunos com defasagem de aprendizagem na alfabetização?
INTERVALO
7-Ler o texto 1 (A Heterogeneidade no Processo de Alfabetização:
Diferentes Conhecimentos Diferentes Atendimentos); retomar as questões
discutidas no item anterior e elaborar um esquema coletivo do texto.
8-Escolher um livro do acervo de obras complementares, ler a resenha
do livro e classificar a obra em um dos tipos descritos no texto “Obras
Complementares: cada livro um viagem”, da seção Compartilhando; socializar as
escolhas dos livros e as classificações feitas; planejar atividades
utilizando o livro que possam atender a diferentes necessidades dos
aprendizes.
ALMOÇO
1-Leitura deleite:
Jabuti Sabido e Macaco Metido de Ana Maria Machado.
2-Assistir e comentar
o vídeo: Diversidade Cultural.
3- Ler o texto 2 (O
Tratamento da Heterogeneidade no Segundo Ano do Ciclo de Alfabetização);
elaborar uma situação didática de acordo com o texto. Utilizar o livro
didático ou jogos.
INTERVALO
4-Ler o relato de
Edijane da seção “Compartilhando” para discutir sobre cuidados que se deve
tomar ao organizar a turma para realização das atividades.
5-Assistir ao Programa
“Escrita Também é Coisa de Criança”.
Comentar.
TAREFA (PARA CASA E
ESCOLA)
1-Desenvolver aulas
com base nos planejamentos feitos na unidade 7 e registrar com foram as
aulas, quais foram os aspectos positivos e negativos das aulas.
2-Aplicar o
instrumento de avaliação sugerido no Portal do Programa de Alfabetização;
preencher os quadros de acompanhamento das crianças e o quadro de perfil da
turma. Trazer o quadro de perfil da turma no próximo encontro.
ENCERRAMENTO
|
Slides
PNLD
Power Point.
Caderno PNAIC
Caderno PNAIC
Caderno PNAIC
PNLD 2013 a 2015
Data Show.
Caderno PNAIC
Data Show
Caderno PNAIC
Data show |
9º Encontro com Professoras Alfabetizadoras_ Abaeté- MG _ 8 horas
PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora
de estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora
local: Mércia Maria da Silva
Prefeitura
Municipal de Abaeté-MG
Unidade 7
Abaeté,
09/11/2013
9º Encontro
Com Professores Alfabetizadores de Abaeté MG _ 8 Horas
PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora
de estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora
local: Mércia Maria Silva
Prefeitura
Municipal de Abaeté MG
Unidade 7
Abaeté,
09/11/2013
Fotos do Encontro
|
“(...) Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que
olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa.”
Emília Ferreiro
Atividade desenvolvida pela professora Eliana da Escola Municipal "Chico Cirilo" com sua turma de 3º ano:
Bingo das Sílabas Iniciais
Emília Ferreiro
Atividade desenvolvida pela professora Eliana da Escola Municipal "Chico Cirilo" com sua turma de 3º ano:
Bingo das Sílabas Iniciais
Parabéns à professora Eliana e aos alunos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário