"Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano."
Paulo Freire

sábado, 16 de novembro de 2013

Nono Encontro

Cronograma de Atividades

                    
   9º Encontro Com Professores Alfabetizadores de Abaeté- MG_ 8 horas
                         PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
              Orientadora de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
                Coordenadora Local: Mércia Maria da Silva
                 Prefeitura Municipal de Abaeté MG
Unidade 7
    Abaeté, 09/11/2013







1º momento (manhã- 4 horas)
Ano 1- ALFABETIZAÇÃO PARA TODOS: DIFERENTES PERCURSOS, DIREITOS IGUAIS
Material






























2º momento (tarde_ 4 horas).































1-Mensagem do dia.
2-Leitura deleite:O Menino Que Aprendeu a Ver de Ruth Rocha.
3-Socializar as experiências vivenciadas nas tarefas casa/escola.
4-Unidade 7.
5- Ler a seção Iniciando a Conversa.
6-Discutir sobre as questões: É importante diversificar os tipos de atividades em sala de aula? Por quê?
                           
 INTERVALO

7-Ler o texto 1 (Heterogeneidade e Direitos de Aprendizagem na Alfabetização: Os Diferentes Percursos dos Estudantes), comparar as razões apontadas pelo grupo e as que são expostas pelas autoras do texto.
8-Escolher um livro do acervo de obras complementares, ler a resenha do livro e classificar a obra em um dos tipos descritos no texto 4 (Obras Complementares: cada livro, uma viagem) da seção “Compartilhando”; socializar as escolhas dos livros e as classificações feitas; planejar atividades utilizando o livro.

ALMOÇO
1-Leitura deleite:Jabuti Sabido e Macaco Metido de Ana Maria Machado.
2- Assistir ao vídeo: Diversidade Cultural.
Comentário do vídeo.
3-Ler o texto 2 (Planejando o ensino para todos: diversificação no trabalho docente). Discutir sobre as questões levantadas pelas autoras em relação às crianças não alfabetizadas encontradas na turma de 4º ano da professora investigada por Silveira e Aires (2008) e levantar hipóteses sobre o que pode ter acontecido para que as crianças não tenham sido alfabetizadas nos três anos iniciais do Ensino Fundamental: Quais foram as medidas tomadas anteriormente para ajudar essas crianças a progredirem em suas aprendizagens? Quais foram as experiências vivenciadas por essas crianças durante todos esses anos da escola? O que fazer para que tal realidade não seja mais um fenômeno comum em nossas escolas?
INTERVALO
4-Ler o relato da professora Ivanise Cristina. Planejar uma aula utilizando um livro didático, que contemple crianças que tenham diferentes conhecimentos sobre o SEA.
5- Assistir ao Programa “Escrita Também é Coisa de Criança”.
Comentário do programa.

TAREFAS (para casa e escola)
1-Desenvolver aulas com base nos planejamentos feitos na unidade 7, registrar quais foram os aspectos positivos e negativos das aulas.
2-Aplicar o instrumento de avaliação sugerido no Portal do Programa de Alfabetização. Preencher os quadros de “Acompanhamento de Aprendizagem das Crianças” e o quadro de “Perfil da Turma”; trazer para o próximo encontro.

               ENCERRAMENTO
Slides
PNLD

Power Point.
Caderno PNAIC









Caderno PNAIC













PNLD 2013 a 2015
Data Show

Caderno PNAIC


























Caderno PNAIC
Data Show







































































                 9º Encontro com Professoras Alfabetizadoras_ Abaeté- MG _ 8 horas
                      PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora de estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora local: Mércia Maria da Silva
Prefeitura Municipal de Abaeté-MG
Unidade 7
 Abaeté, 09/11/2013








1º momento (manhã_ 4 horas)
Ano 2 _A HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA E OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.
Material































 



 2º momento (tarde-4 horas)



















          
1-Mensagem do dia.
2-Leitura deleite: O Menino Que Aprendeu a Ver de Ruth Rocha.
3- Socializar as atividades casa/escola, desenvolvidas em sala de aula.
4-Unidade 7.
5-Ler a seção Iniciando a Conversa.
6-Discutir as seguintes questões: Os alunos aprendem as mesmas coisas, da mesma forma e no mesmo momento? Por quê? Como você acompanha os conhecimentos sobre o SEA que os seus alunos constroem ao longo do ano letivo? Que estratégias você utiliza para atender aos alunos com defasagem de aprendizagem na alfabetização?
                 
 INTERVALO
7-Ler o texto 1 (A Heterogeneidade no Processo de Alfabetização: Diferentes Conhecimentos Diferentes Atendimentos); retomar as questões discutidas no item anterior e elaborar um esquema coletivo do texto.
8-Escolher um livro do acervo de obras complementares, ler a resenha do livro e classificar a obra em um dos tipos descritos no texto “Obras Complementares: cada livro um viagem”, da seção Compartilhando; socializar as escolhas dos livros e as classificações feitas; planejar atividades utilizando o livro que possam atender a diferentes necessidades dos aprendizes.      
    
      ALMOÇO
1-Leitura deleite: Jabuti Sabido e Macaco Metido de Ana Maria Machado.
2-Assistir e comentar o vídeo: Diversidade Cultural.
3- Ler o texto 2 (O Tratamento da Heterogeneidade no Segundo Ano do Ciclo de Alfabetização); elaborar uma situação didática de acordo com o texto. Utilizar o livro didático ou jogos.
    INTERVALO
4-Ler o relato de Edijane da seção “Compartilhando” para discutir sobre cuidados que se deve tomar ao organizar a turma para realização das atividades.
5-Assistir ao Programa “Escrita Também é Coisa de Criança”.
Comentar.

TAREFA (PARA CASA E ESCOLA)
1-Desenvolver aulas com base nos planejamentos feitos na unidade 7 e registrar com foram as aulas, quais foram os aspectos positivos e negativos das aulas.
2-Aplicar o instrumento de avaliação sugerido no Portal do Programa de Alfabetização; preencher os quadros de acompanhamento das crianças e o quadro de perfil da turma. Trazer o quadro de perfil da turma no próximo encontro.
           ENCERRAMENTO
Slides
PNLD



Power Point.
Caderno PNAIC

Caderno PNAIC










Caderno PNAIC

PNLD 2013 a 2015
Data Show.
Caderno PNAIC








Data Show

Caderno PNAIC




Data show





























































     



9º Encontro com Professoras Alfabetizadoras_ Abaeté- MG _ 8 horas
             PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora de estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora local: Mércia Maria da Silva
Prefeitura Municipal de Abaeté-MG
Unidade 7
 Abaeté, 09/11/2013

1º momento (manhã_4 horas).
Ano 3_ A HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA E DIVERSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES.
Material






































2º momento (tarde_4 horas)



































1-Mensagem do dia.
2-Leitura deleite: O Menino que Aprendeu a Ver de Ruth Rocha.
3-Socializar as atividades realizadas com os alunos.
4-Unidade 7.
5-Ler a seção Iniciando a Conversa.
6-Discutir em grande grupo as seguintes questões: Você já recebeu alguma turma cujos alunos aprendiam em um único momento? Que tipo de heterogeneidade você acha que é mais difícil de se enfrentar na escola: a referente aos conhecimentos sobre a língua ou a referente às diferenças de faixa etária? Que estratégias você acha que são importantes para lidar com a heterogeneidade, em sala de aula, no ensino dos conhecimentos sobre a escrita?

INTERVALO

7-Ler o texto 1 (Direitos de Aprendizagem, Heterogeneidade dos Aprendizes e Atendimento à Diversidade, no final do Ciclo de Alfabetização: Diagnosticando e Organizando as Crianças na Sala de Aula) de forma compartilhada, discutindo os aspectos mais importantes do texto e retomando as respostas dadas às questões acima.
8-Escolher um livro do acervo de obras complementares, ler a resenha do livro e resenha do livro e classificar a obra em um dos tipos de0scritos no texto “Obras Complementares: cada livro, uma viagem”, da seção “Compartilhando”; socializar as escolhas dos livros e as classificações feitas; planejar atividades utilizando o livro que possam atender a diferentes necessidades dos aprendizes.

ALMOÇO

1-Leitura deleite: Jabuti Sabido e Macaco Metido de Ana Maria Machado.
2-Assistir e comentar o vídeo: Diversidade Cultural.
3-Discutir as seguintes questões: Como nós, professores do terceiro ano, podemos organizar nossa prática pedagógica, de modo que os alfabetizandos de diferentes níveis possam aprender a ler e escrever, considerando suas reais necessidades? Como envolver outros educadores da escola e os pais, de modo a atender as crianças que estão com mais dificuldade em alfabetizar? Socializar as respostas.


INTERVALO 
   
4-Ler e discutir o texto 2 (Atendendo à Diversidade: O Trabalho com as Crianças no Dia a Dia)
5- Elaborar, uma sequência de atividades que contemple os diferentes níveis de aprendizagem da turma envolvendo um do três tipos de atividade apresentados no texto 2. Utilizar jogos ou livros do PNBE.
6-Assistir e comentar o Programa “Escrita Também é Coisa de Criança”.

TAREFA (CASA E ESCOLA)

1-Desenvolver aulas com base nos planejamentos feitos na unidade 7. Registrar como foram as aulas, quais aspectos foram positivos e quais foram negativos das aulas.
2-Aplicar o instrumento de avaliação sugerido no Portal do Programa de Alfabetização; preencher os quadros de Acompanhamento das Crianças e o quadro de Perfil da Turma; levar o quadro de Perfil da Turma para o próximo encontro.

ENCERRAMENTO
Slide
PNLD


Power Point
Caderno PNAIC















Caderno PNAIC



Caderno PNAIC










PNLD 2013 a 2015
Data Show




             9º Encontro Com Professores Alfabetizadores de Abaeté MG _ 8 Horas
           PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora de estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora local: Mércia Maria Silva
Prefeitura Municipal de Abaeté MG
Unidade 7
                                                   Abaeté, 09/11/2013


1º momento (manhã_ 4 horas)
Educação do Campo 7_ ALFAETIZAÇÃO PARA O CAMPO: RESPEITO AOS DIFERENTES PERCURSOS DE VIDA.
Material





























Tarde (2º momento_ 4 horas) 






























1-Mensagem do dia.
2-Leitura Deleite: O Menino que Aprendeu Ver de Ruth Rocha.
3-Unidade 7.
4-Socializar os planejamentos desenvolvidos em sala de aula.
5-Ler a seção Iniciando a Conversa.
6-Discutir sobre a seguinte questão: Como garantir os direitos de aprendizagem na alfabetização considerando as singularidades identitárias dos povos do campo?

                  INTERVALO

7-Ler e discutir o texto 1 (Heterogeneidade e Direitos de Aprendizagem na Alfabetização: A Valorização das Singularidades Identitárias dos Povos do Campo).
8-Ler o texto “Obras Complementares: Cada Livro, uma Viagem”; escolher um livro do acervo de obras complementares e propor atividades que contemplem conhecimentos distintos que as crianças têm o SEA, leitura e produção de textos, respeitando às peculiaridades do povo do campo.

                                 ALMOÇO

1-Leitura deleite: Jabuti Sabido e Macaco Metido de Ana Maria Machado.
2-Assistir e discutir o vídeo: Diversidade Cultural.
3-Discutir sobre as seguintes questões: Você já recebeu alguma turma cujos alunos aprendiam todos em um único momento? Que tipo de heterogeneidade você acha que é mais difícil de ser enfrentada na escola: a referente aos conhecimentos sobre a língua ou a relacionada às diferenças de faixa etária? Que estratégias você acha que são importantes para lidar com a heterogeneidade em sala de aula no ensino dos conhecimentos sobre a escrita?

                           INTERVALO

4-Ler o texto 2 (Planejando o Ensino para as Escolas do Campo: Diversificação no Trabalho Docente). Discutir os aspectos mais importantes do texto, fazendo um diálogo com as respostas dadas às questões acima.
5- Assistir e comentar o Programa “Escrita Também é Coisa de Criança”.

TAREFA (casa e escola)

1-Desenvolver aulas com base nos planejamentos feitos na unidade 7 e registrar como foram as aulas, quais foram os aspectos positivos e negativos das aulas;
2-Aplicar o instrumento de avaliação sugerido no Portal do Programa de Alfabetização; preencher os quadros de Acompanhamento das Crianças e o quadro de Perfil da Turma. Trazer o quadro de Perfil da Turma para o próximo encontro.

ENCERRAMENTO
Slides
PNLD

Power Point


Caderno PNAIC










Caderno PNAIC
                               


Cadeno PNAIC








PNLD 2013 a 2015
Data Show
















Caderno PNAIC



Fotos do Encontro






















































































































































“(...) Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa.”
                                                                   Emília Ferreiro

Atividade desenvolvida pela professora Eliana da Escola Municipal "Chico Cirilo" com sua turma de 3º ano:

Bingo das Sílabas Iniciais



Parabéns à professora Eliana e aos alunos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário