"Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano."
Paulo Freire

domingo, 3 de novembro de 2013

Oitavo Encontro

Cronograma de Atividades

8º Encontro Com Professores Alfabetizadores de Abaeté- MG
                         PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
                Orientadora de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
                Coordenadora Local: Mércia Maria da Silva
                 Prefeitura Municipal de Abaeté MG
                  Unidade 6_ 2º e 3º momentos_ 8 horas
Abaeté, 26/10/2013
1º momento (manhã- 4 horas)
Ano 1- Planejando a Alfabetização; Integrando Diferentes Áreas do Conhecimento_ Projetos Didáticos e Sequências Didáticas
Material

























 2º momento (tarde_ 4 horas)
1-Mensagem do dia.
2-Leitura deleite: Uma Zebra Fora do Padrão de Paula Browne
3-Socializar as aulas desenvolvidas com base no planejamento elaborado no encontro anterior.
4-Unidade 6_ 2º e 3º momentos.
5-Discutir as seguintes questões: O que é um projeto didático? Qual é a importância dessa modalidade de ensino no ano 1 do ensino fundamental?

INTERVALO

6-Ler o texto2: Organização do Trabalho Pedagógico por Projetos Didáticos. Fazer um pequeno esquema com as ideias principais do texto.
7- Assistir ao Programa Ler para Estudar: Aves em Extinção.
Discutir sobre as experiências do professor do texto 2. 

ALMOÇO

1-Leitura deleite: Cabe na Mala de Ana Maria Machado e Claudius
2-Apresentação e comentário do projeto “Cabe na Mala.”
3-Ler, o texto 3: Organização do Trabalho Pedagógico por Sequências Didáticas.
4-Organize um quadro comparativo entre Projeto Didático e Sequência Didática, usando o esquema produzido no segundo momento.

INTERVALO

5-Planejar um projeto didático, utilizando um livro do PNLD.
6- Assistir e comentar o vídeo Escola Ideal Professor Ideal de Rubem Alves

TAREFAS (para casa e escola)

1-Desenvolver o projeto didático elaborado no encontro.

ENCERRAMENTO
Vídeo
FNDE 2013




Slides










Caderno PNAIC
Data Show







Power Point
Caderno PNAIC
Data Show

8º Encontro Com Professores Alfabetizadores de Abaeté- MG
                         PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
                Orientadora de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
                Coordenadora Local: Mércia Maria da Silva
                 Prefeitura Municipal de Abaeté MG
                  Unidade 6_ 2º e 3º momentos_ 8 horas
Abaeté, 26/10/2013

1º momento (manhã_ 4 horas)
Ano 2 _ PLANEJANDO A ALFABETIZAÇÃO E DIALOGANDO COM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO.
Material






















2º momento (tarde-4 horas)




1-Mensagem do dia.
2-Leitura deleite: Uma Zebra Fora de Forma de Paula Browne
3-Socializar as experiências com base nas atividades desenvolvidas com seus alunos.
4- Ler o texto 2: Projetos Didáticos: Compartilhando saberes, Compartilhando responsabilidades.

INTERVALO

5-Listar as principais características do trabalho organizado por projetos didáticos; comparar as características discutidas pelas autoras.
6-Assistir ao Programa “Ler para estudar: Aves em Extinção.”
Discutir sobre as relações entre a experiência vivenciada pela professora e a discussão do texto2 da seção Aprofundando o tema.

ALMOÇO

1-Leitura deleite: Cabe na Mala de Ana Maria Machado e Claudius
2-Apresentação e comentário do projeto “Cabe na Mala.”
3-Ler o texto 3: Sequência Didática: Sistematização e Monitoramento das Ações Rumo a Novas Aprendizagem.
Socializar as experiências com base no planejamento desenvolvido nas tarefas casa/escola.

INTERVALO

4-Realizar um projeto didático inspirado nas discussões da unidade 6.
Utilizar um livro do PNLD Obras Complementares.
5-Assistir e comentar o vídeo Escola Ideal Professor Ideal de Rubem Alves

TAREFA (Casa e escola)

1-Desenvolver o projeto didático elaborado no encontro.
ENCERRAMENTO
Slides
FNDE 2013


Caderno PNAIC







Data Show
Power Point

Data Show








Caderno PNAIC









Data Show







Encontro Com Professores Alfabetizadores de Abaeté- MG
                         PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
                Orientadora de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
                Coordenadora Local: Mércia Maria da Silva
                 Prefeitura Municipal de Abaeté MG
                  Unidade 6_ 2º e 3º momentos_ 8 horas
Abaeté, 26/10/2013

1º momento (manhã_4 horas).
Ano 3_ A ALFABETIZAÇÃO EM FOCO: PROJETOS DIDÁTICOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM DIÁLOGO COM OS DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES
Material





















2º momento (tarde_4 horas)



















1-Mensagem do dia.
2-Leitura deleite: Uma Zebra Fora do Padrão de Paula Browne
3-Socializar as experiências vivenciadas ao desenvolver a aula na tarefa casa/escola.
4- Unidade  6_ 2º e 3º momentos.
5-Ler o texto 2: Organização do Trabalho Pedagógico por Meio de Projetos Didáticos; fazer um esquema do texto.

INTERVALO

6-Assistir ao Programa “Ler para Estudar: Aves em Extinção.”
Discutir sobre as relações entre as experiências vivenciadas pela professora e a discussão do texto 2 da seção Aprofundando o Tema.

ALMOÇO

1-Leitura deleite: Cabe na Mala de Ana Maria Machado e Claudius
2- Apresentação e comentário do projeto “Cabe na Mala.”
3-Ler o texto 3: Organização do Trabalho Pedagógico Por Meio de Sequências Didáticas.
Elaborar um cartaz comparativo entre projeto didático e sequência didática.

INTERVALO
           
4-Planejar uma aula com um projeto didático a ser desenvolvido em sua sala de aula; utilizar um livro do PNBE.
5-Assistir e comentar o vídeo Escola Ideal Professor Ideal de Rubem Alves

TAREFA (Casa e escola)

1-Desenvolver a aula planejada durante o encontro.

ENCERRAMENTO
Slides
FNDE 2013



Slides
Caderno
PNAIC





Data Show







Power Point
                         
Data Show

Caderno PNAIC






Data Show

















































8º Encontro Com Professores Alfabetizadores de Abaeté- MG
  PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERT
Orientadora de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
  Coordenadora Local: Mércia Maria da Silva
  Prefeitura Municipal de Abaeté
  Unidade 6_ 2º e 3º momentos_ 8 horas
Abaeté, 26/10/2013

1º momento (manhã_ 4 horas)
Educação do Campo 6_ PROJETO DIDÁTICOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A ALFABETIZAÇÃO E AS DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO ESCOLAR
Material
























Tarde (2º momento_ 4 horas)




















1-Mensagem do dia.
2-Leitura Deleite: Uma Zebra Fora do Padrão de Paula Browne
3-Socializar a ideia principal do vídeo da tarefa casa/escola.
4-Unidade 6_ 2º e 3º momentos.
5-Discutir: o que é um projeto didático? Qual é a importância dessa modalidade de ensino em turmas multisseriadas?

INTERVALO

6-Ler o texto 2: Projetos Didáticos: Ações Para Aprender e Para Estar no Mundo.
Socializar experiências vivenciadas pelo grupo que se assemelham ao que as autoras denominam como projeto didático.
7-Assistir ao Programa “Ler para Estudar: Aves em Extinção.”
Comentário do programa.

                                 ALMOÇO

1-Leitura deleite: Cabe na Mala de Ana Maria Machado e Claudius
2-Apresentação e comentário do projeto “Cabe na Mala.”
3-Ler o texto 3: Sequência Didática: do Marco ao Micro da Ação Didática.

INTERVALO

4-Sistematizar em um quadro as semelhanças e diferenças entre projeto didático e sequência didática.
5-Planejar um projeto didático utilizando pelo menos um livro do PNLD.
6-Assistir e comentar o vídeo Escola Ideal Professor Ideal de Rubem Alves
 
TAREFA (casa e escola)

1-Desenvolver o projeto didático elaborado durante o encontro.

ENCERRAMENTO
Slides
FNDE 2013


Slides








 Caderno PNAIC
Data Show








Power Point
Data Show







  Caderno PNAIC
Slides

Veja no endereço abaixo parte do conteúdo estudado durante o encontro:

 file:///C:/Documents%20and%20Settings/User/Desktop/8%C2%BA%20Encontro/Sequ%C3%AAncia%20Did%C3%A1tica%20-%20parte%202.htm


                                      
                     Fotos do Encontro





“ Ideias todo mundo tem como é que entram na cabeça da gente? 
Entram porque a gente lê, observa, conversa, vê espetáculos."
                                                              Ruth Rocha



















Nenhum comentário:

Postar um comentário