Cronograma de Atividades
8º Encontro Com Professores
Alfabetizadores de Abaeté- MG
PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora Local: Mércia Maria da Silva
Prefeitura Municipal de Abaeté MG
Unidade
6_ 2º e 3º momentos_ 8 horas
Abaeté, 26/10/2013
8º Encontro Com Professores
Alfabetizadores de Abaeté- MG
PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora Local: Mércia Maria da Silva
Prefeitura Municipal de Abaeté MG
Unidade
6_ 2º e 3º momentos_ 8 horas
Abaeté, 26/10/2013
|
Encontro Com Professores Alfabetizadores de Abaeté- MG
PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora Local: Mércia Maria da Silva
Prefeitura Municipal de Abaeté MG
Unidade
6_ 2º e 3º momentos_ 8 horas
Abaeté, 26/10/2013
1º momento (manhã_4 horas).
|
Ano 3_ A ALFABETIZAÇÃO EM
FOCO: PROJETOS DIDÁTICOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM DIÁLOGO COM OS DIFERENTES
COMPONENTES CURRICULARES
|
Material
|
2º momento (tarde_4
horas)
|
1-Mensagem do dia.
2-Leitura deleite: Uma
Zebra Fora do Padrão de Paula Browne
3-Socializar as
experiências vivenciadas ao desenvolver a aula na tarefa casa/escola.
4- Unidade 6_ 2º e 3º momentos.
5-Ler o texto 2:
Organização do Trabalho Pedagógico por Meio de Projetos Didáticos; fazer um
esquema do texto.
INTERVALO
6-Assistir ao Programa
“Ler para Estudar: Aves em Extinção.”
Discutir sobre as
relações entre as experiências vivenciadas pela professora e a discussão do
texto 2 da seção Aprofundando o Tema.
ALMOÇO
1-Leitura deleite: Cabe na
Mala de Ana Maria Machado e Claudius
2- Apresentação e
comentário do projeto “Cabe na Mala.”
3-Ler o texto 3:
Organização do Trabalho Pedagógico Por Meio de Sequências Didáticas.
Elaborar um cartaz comparativo
entre projeto didático e sequência didática.
INTERVALO
4-Planejar uma aula com um
projeto didático a ser desenvolvido em sua sala de aula; utilizar um livro do
PNBE.
5-Assistir e comentar o
vídeo Escola Ideal Professor Ideal de Rubem Alves
TAREFA
(Casa e escola)
1-Desenvolver a aula
planejada durante o encontro.
ENCERRAMENTO
|
Slides
FNDE 2013
Slides
Caderno
PNAIC
Data Show
Power Point
Data Show
Caderno PNAIC
Data Show
|
8º Encontro Com Professores Alfabetizadores de Abaeté- MG
PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERT
Orientadora de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
Orientadora de Estudo: Maria Aparecida de Araújo
Coordenadora Local: Mércia Maria da Silva
Prefeitura Municipal de Abaeté
Unidade 6_ 2º e 3º momentos_ 8 horas
Prefeitura Municipal de Abaeté
Unidade 6_ 2º e 3º momentos_ 8 horas
Abaeté, 26/10/2013
1º momento (manhã_ 4 horas)
|
Educação do Campo 6_ PROJETO DIDÁTICOS E
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A ALFABETIZAÇÃO E AS DIFERENTES
ÁREAS DE CONHECIMENTO ESCOLAR
|
Material
|
Tarde
(2º momento_ 4 horas)
|
1-Mensagem do dia.
2-Leitura Deleite: Uma Zebra Fora do Padrão de
Paula Browne
3-Socializar a ideia principal do vídeo da tarefa
casa/escola.
4-Unidade 6_ 2º e 3º momentos.
5-Discutir: o que é um projeto didático? Qual é a
importância dessa modalidade de ensino em turmas multisseriadas?
INTERVALO
6-Ler o texto 2: Projetos Didáticos: Ações Para
Aprender e Para Estar no Mundo.
Socializar experiências vivenciadas pelo grupo
que se assemelham ao que as autoras denominam como projeto didático.
7-Assistir ao Programa “Ler para Estudar: Aves em
Extinção.”
Comentário do programa.
ALMOÇO
1-Leitura deleite: Cabe na Mala de Ana Maria
Machado e Claudius
2-Apresentação e comentário do projeto “Cabe na
Mala.”
3-Ler o texto 3: Sequência Didática: do Marco ao
Micro da Ação Didática.
INTERVALO
4-Sistematizar em um quadro as semelhanças e
diferenças entre projeto didático e sequência didática.
6-Assistir e comentar o vídeo Escola Ideal
Professor Ideal de Rubem Alves
TAREFA
(casa e escola)
1-Desenvolver o projeto didático elaborado
durante o encontro.
ENCERRAMENTO
|
Slides
FNDE
2013
Slides
Caderno
PNAIC
Data
Show
Power
Point
Data
Show
Caderno
PNAIC
Slides
|
Veja no endereço abaixo parte do conteúdo estudado
durante o encontro:
file:///C:/Documents%20and%20Settings/User/Desktop/8%C2%BA%20Encontro/Sequ%C3%AAncia%20Did%C3%A1tica%20-%20parte%202.htm
|
“ Ideias todo mundo tem como é que
entram na cabeça da gente?
Entram porque a gente lê, observa, conversa, vê espetáculos."
Entram porque a gente lê, observa, conversa, vê espetáculos."
Ruth Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário